Ribafreixo acaba de lançar o seu novo topo de gama



São dois os motivos que a Ribafreixo Wines, empresa produtora da Vidigueira, tem esta semana para celebrar: o lançamento de um novo vinho topo de gama, mas também o nascimento de uma nova gama no seu portefólio.

Herdade do Moinho Branco Alicante Bouschet é uma edição limitada de 3116 garrafas e uma forte aposta da Ribafreixo Wines nesta casta que está enraizada na região e pela qual todos nutrimos um sentimento especial. A qualidade ímpar e o carácter excecional que a colheita de 2014 proporcionou foi o mote perfeito para a Ribafreixo lançar o seu primeiro monovarietal tinto. Mais do que um vinho tinto topo de gama, esta é uma sentida homenagem ao facto da casta ter escolhido o Alentejo para se destacar e mostrar as suas potencialidades dado que, por exemplo, na França a casta Alicante Bouschet é desconsiderada devido à sua difícil adaptação e irreverente comportamento naquelas terras. Aqui, no Alentejo, ela encontrou o solo e o clima favorável para se evidenciar e dar o melhor de si, razão pela qual já a consideramos nossa. 


O HMB Alicante Bouschet - que acaba de ser lançado mas ainda assim já arrecadou 92 pontos Wine Enthusiast, tendo também sido destacado como um vinho “Cellar Selection” portanto um vinho ideal para guardar na garrafeira - é um vinho imponente fermentado em barrica, que estagiou por 18 meses em barricas de carvalho Francês e que passou por um estágio de garrafa com um total de 26 meses. Revela um nariz bem fresco e cativante que faz evidenciar o bouquet de frutos silvestres, amoras, mirtilos, fruta madura e ainda algumas notas secundárias de madeira, balsâmico, alcaçuz e café fresco. Na boca é um vinho amplo, denso e sedoso, com taninos presentes e firmes e com os frutos silvestres também a destacarem-se na entrada de boca, juntando-se a acidez que lhe garante equilíbrio. É complexo e encorpado, com a intensidade e concentração suficientes para uma fantástica evolução em garrafa. 


Quanto à marca que agora nasce é também ela um tributo, à terra e às gentes. O nome Moinho Branco preserva o nome original do edifício entre os moradores locais que, em épocas passadas, moíam aqui os seus cereais. A Ribafreixo pretende agora prestar homenagem a este maravilhoso pedaço de terra e às gentes que por aqui laboraram, sendo o Moinho Branco um símbolo do seu afinco e perseverança.


Este lançamento “dois em um” foi assinalado ontem dia 11 de Outubro no Restaurante Faz Figura, em Lisboa, com a presença de alguns ilustres convidados, entre eles imprensa e clientes, mas também com a comparência da equipa da Ribafreixo, nomeadamente do enólogo Paulo Laureano e de Mário Pinheiro e Nuno Bicó, os detentores da Ribafreixo Wines.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tertúlia de Queijos da Fromagerie Portuguesa na Enoteca 17•56

A Adega de Palmela aposta em ativação de marca

Symington Family Estates atribui bolsas de estudos a alunos da UTAD