Quinta da Fonte Souto é a marca da Symington no Alentejo


A Symington Family Estates acaba de anunciar que foi concluída uma excelente segunda vindima na recém-adquirida propriedade da família, localizada nas elevações da Serra de São Mamede, sub-região de Portalegre, Alentejo. A Quinta da Fonte Souto está situada em cotas que vão dos 490 aos 550 metros de altitude, o que mais uma vez demonstrou os benefícios das noites frescas que foram determinantes no ciclo final das maturações na vinha.

A vindima de 2018 foi tardia: uma primavera húmida e fria atrasou o ciclo vegetativo e em setembro a evolução das maturações registava um atraso de três semanas face à média. As uvas só começaram a ser vindimadas a partir do dia 17 de setembro, nomeadamente das castas brancas, Arinto e Verdelho, seguidas da grande variedade de castas tintas plantadas na vinha madura de 43 hectares. Ao longo do mês de setembro, e já em outubro, as pronunciadas amplitudes térmicas, fruto das cotas elevadas, resultaram em condições perfeitas para o desenvolvimento das vinhas.


Todos os vinhos da Quinta de Fonte Souto foram vinificados na adega da propriedade, que beneficiou de profundas modificações desde a aquisição em princípios de 2017. A direção de enologia é de Charles Symington que conta com o apoio de José Daniel Soares, o qual integra a equipa de enologia da Symington há oito anos e que, entretanto, foi transferido para Fonte Souto para se tornar o seu enólogo residente.

O Alicante Bouschet e Syrah, de duas vinhas maduras de baixas produções, produziram vinhos excecionais, assim como uma pequena parcela de excelente Touriga Nacional. Este apresenta uma acidez muito equilibrada, consequência direta da cota elevada das vinhas. Os vinhos de Fonte Souto de 2018 têm uma intensa concentração com frescura natural e elegância — resultado de maturações muito equilibradas.

PUB.

Dominic Symington comentou: “Temos agora vinhos no armazém de barricas de Fonte Souto de dois anos consecutivos muito contrastantes: os 2017 fruto de uma vindima muito precoce e os 2018, vinhos resultantes de um ciclo de maturação gradual e longo. Com duas colheitas de grande promessa, estamos ansiosos para lançar no mercado os nossos vinhos da Quinta de Fonte Souto de 2017, no início do verão de 2019.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AEP promove “Vinho e Sabores de Portugal no Brasil”

Especialidades da Toca da Raposa na Capital

Eis os 10 restaurantes com a Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal