Descubra os vinhos de Montenegro


A melhor forma de conhecer um vinho é prová-lo. E se ainda não conhecemos os vinhos do Montenegro, a Lipovac Wines dá uma ajuda, trazendo-os agora para o mercado português. Na passada sexta-feira, dia 28, a empresa montenegrina apresentou a sua gama de vinhos, composta por seis variedades, no espaço Mundo do Vino.


A empresa nasceu pela mão do empresário russo Ravil Shaikhutdinov, que sentiu “amor à primeira vista” quando percebeu o potencial que o Montenegro tinha para oferecer em matéria de natureza e belos cenários. “Reparei que a minha paixão de longa data pelo vinho francês, italiano e georgiano poderia tornar-se realidade neste solo.” Foi a empresa de Ravil que alocou fundos para a construção da destilaria Lipovac, lançada em 2015 em Cetinje, capital histórica do Montenegro.


É aqui, mais precisamente nas encostas Građani, que rodeiam o Lago Skadar (o maior dos Balcãs e uma famosa reserva natural no país), que se encontram as vinhas da empresa vitivinícola. O efeito traduz-se num anfiteatro natural, popularmente apelidado de “vinhedo de nuvem”. Os socalcos suportados por muros de pedra estão sempre virados para o sol e ao longo do dia vão acumulando calor, que libertam nas vinhas durante a noite, fazendo com que as uvas libertem a quantidade máxima de açúcar.


As terras dos Balcãs sempre foram famosas pelo vinho, que estava, no entanto, limitado ao consumo interno. Hoje, a Lipovac desenvolve um projeto enológico de larga escala, que pretende expandir-se para o mercado internacional. Atualmente, as plantações incluem 23 mil videiras e a propriedade possui ainda um hotel na adega, com sete ‘suites’ viradas para as montanhas e as vinhas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tertúlia de Queijos da Fromagerie Portuguesa na Enoteca 17•56

A Adega de Palmela aposta em ativação de marca

Symington Family Estates atribui bolsas de estudos a alunos da UTAD