AEP organiza quarta missão empresarial à Índia


A AEP - Associação Empresarial de Portugal está, entre 6 e 13 de outubro, na Índia para liderar uma missão empresarial nacional a um mercado onde os níveis de crescimento e desenvolvimento contribuem, nos últimos anos, para o aumento do consumo interno.

Para a AEP, a quarta missão à Índia surge tendo em conta o elevado desenvolvimento e crescimento do país - que origina novas oportunidades de negócio -, mas também pelo aumento do consumo interno, que se reflete no surgimento de novos hábitos, mais ocidentais, como por exemplo o consumo de vinho. A conjugação destes dois fatores torna o mercado indiano interessante para as empresas portuguesas, nomeadamente se tivermos em conta que é composto por 1,3 mil milhões de habitantes.

Com o objetivo de gerar novas oportunidades de negócio e consolidar o sucesso que alguns setores já alcançaram neste mercado, a missão empresarial da AEP abrange diferentes regiões do país, contemplando a passagem por cinco cidades: Nova Deli, Mumbai, Pune, Bangalore e Ihyderabad.

O programa da missão, que conta com a participação das empresas Adega Mãe Sociedade Recreativa (vinhos), ICEL - Indústria de Cutelarias da Estremadura (cutelaria), Enancer Electrónica (material de distribuição e controlo para instalações elétricas) e Mirazeite (alimentar), inclui a participarão em encontros de negócios, pré-agendados, com potenciais parceiros comerciais locais.

Para a ICEL, uma das empresas que integra a comitiva da AEP, “a participação nesta missão serve para alicerçar as relações comerciais na Índia e analisar o potencial de difusão da marca ICEL no mercado, promovendo artigos de grande qualidade, eficiência e confiança para os segmentos HoReCa e profissional e alavancando a marca “Made in Portugal”.

A primeira missão da AEP à India aconteceu em 2010, seguindo-se uma outra em 2011 e, mais recentemente, uma terceira em 2017. Sobre esta última (outubro), a AEP faz um balanço positivo. Do lado das empresas, tendo em conta os contactos estabelecidos, as reuniões agendadas superaram as expectativas e algumas empresas já tiveram oportunidade de fechar negócio com empresas indianas.

A Índia é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, destacando-se ao nível do gado bovino e ovino e da produção de peixe em aquicultura. É um dos principais mercados do mundo na produção de carvão, a principal fonte de energia do país.

Destacam-se áreas como a indústria têxtil, química, farmacêutica, alimentar e de equipamentos de transporte e, ainda, uma indústria relevante ao nível do software.

Esta missão é desenvolvida pela AEP, integrada no seu projeto "Business On the Way", no âmbito do Portugal 2020 e Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e internacionalização, Eixo II – Projetos conjuntos – Internacionalização.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tertúlia de Queijos da Fromagerie Portuguesa na Enoteca 17•56

A Adega de Palmela aposta em ativação de marca

Symington Family Estates atribui bolsas de estudos a alunos da UTAD