99 pontos para Ferreira e Sandeman Vintage 2016

A confirmar o potencial anunciado na declaração de março, a Wine Enthusiast acaba de atribuir 99 pontos ao Ferreira Vintage 2016 e ao Sandeman Vintage 2016. Este último integra aliás o 15º lugar do ranking ‘Cellar Selection’ da prestigiada revista norte-americana.


As duas ‘obras-primas’ assinadas por Luís Sottomayor, Enólogo da Sogrape para a região do Douro, foram celebradas desde a primeira hora como acontecimentos marcantes no percurso histórico de Ferreira e Sandeman. A vindima de 2016 fez antever uma declaração Vintage que em março deste ano se confirmou, e as pontuações agora alcançadas não só reforçam esta convicção, como reafirmam a qualidade destas duas marcas históricas de Vinho do Porto.

“2016 foi um ano climatericamente atípico, mas no final as uvas tiveram uma maturação final longa e equilibrada, que resultou em vinhos com níveis de complexidade, cor e estrutura absolutamente únicos, com taninos bem presentes e condições para evoluírem na garrafa durante largos anos”, explica o enólogo sobre as duas referências agora destacadas pela Wine Enthusiast.

Herdeiro de um legado com mais de 250 anos onde se inclui o mais valioso património histórico na categoria, o Ferreira Vintage 2016 conquista com estes 99 pontos o estatuto de clássico desejado por enófilos de todo o mundo, e um lugar de destaque na garrafeira onde ainda hoje vivem garrafas de 1815.

Já para Sandeman, a marca de Vinho do Porto mais premiada do mundo, este novo reconhecimento do seu Vintage 2016 vem perpetuar um lugar de destaque na história, honrando dois séculos de herança, experiência e sabedoria. Estes 99 pontos e o 15º lugar no ranking ‘Cellar Selection’ – uma seleção de 100 vinhos dedicada a colecionadores e apreciadores de vinho de guarda, de entre os mais de 1000 provados pela Wine Enthusiast ao longo do ano, vêm reforçar a qualidade de um vinho que havia já sido descrito como “soberbo” pela reconhecida crítica de vinhos e Master of Wine Jancis Robinson.

“Sabíamos que estávamos perante dois grandes Vintage clássicos, mas os 99 pontos da Wine Enthusiast constituem para Ferreira e Sandeman o reconhecimento de uma qualidade dificilmente igualável, e que projeta o Vinho do Porto da Sogrape para um patamar superior”, assume Luís Sottomayor, enólogo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AEP promove “Vinho e Sabores de Portugal no Brasil”

Especialidades da Toca da Raposa na Capital

Eis os 10 restaurantes com a Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal