Vinhos Vegan? Sim eles existem!


O estilo de vida Vegan está na ordem do dia um pouco por todo o mundo, em alguns países mais do que outros, mas em traços gerais tem vindo a ganhar seguidores cada vez mais em Portugal. Todos os dias vemos estabelecimentos que publicitam as suas opções Vegan, famosos a divulgar receitas Vegan, feiras dedicadas a produtos Vegan, e por aí adiante. E porque não haverem também vinhos Vegan? Pois bem, na Ribafreixo eles existem e são devidamente reconhecidos pela Vegan Society - uma organização internacional que promove e apoia os produtos, o estilo de vida e tudo o que é associado à comunidade Vegan.

Mas comecemos pela definição da palavra-chave deste artigo: O que é um consumidor Vegan? É um indivíduo que exclui da sua vida (alimentar e não só) tudo aquilo que seja proveniente de uma possível exploração da vida animal. A alimentação é talvez o elemento mais conhecido, dado que é sabido que estas pessoas não consomem qualquer tipo de carne, peixe, ovos, mas o conceito é bem mais abrangente, quando falamos, por exemplo, na exclusão total de cosméticos que tenham sido testados em animais. 


Passemos então aos vinhos. Por acreditar na importância deste modo de vida, a Ribafreixo Wines, empresa sediada na Vidigueira, adotou por completo o conceito Vegan-Friendly na produção dos seus vinhos. O símbolo Vegan autenticado pela Vegan Society nos contra rótulos dos seus vinhos é prova desse facto. 



Mas, e como é que um vinho pode ser Vegan?

Uma das etapas que envolve a vinificação de um vinho é o processo de clarificação – que basicamente consiste na separação do mosto das partículas sólidas que ainda persistem a fim de clarificar/filtrar o líquido - normalmente recorre-se, por exemplo, à adição de gelatinas de origem animal (como, por exemplo a de porco) à cola de peixe ou à clara de ovo para que este processo ocorra mais rapidamente. A Ribafreixo, ciente dessa realidade, opta, nesse processo, apenas por utilizar elementos alternativos, de origem mineral e/ou vegetal. Desta forma, não recorrendo a quaisquer ingredientes de origem animal ou derivados, assume o compromisso total para com o cliente Vegan, que ao consumir todos os vinhos deste produtor não estará a fugir ao conceito e ao estilo de vida em que acredita.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tertúlia de Queijos da Fromagerie Portuguesa na Enoteca 17•56

A Adega de Palmela aposta em ativação de marca

Symington Family Estates atribui bolsas de estudos a alunos da UTAD