Casa Ferreirinha celebra memória de Dona Antónia

Lançado em 2011 em homenagem aos 200 anos do nascimento de Dona Antónia Adelaide Ferreira, figura ímpar da história duriense, Casa Ferreirinha Antónia Adelaide Ferreira Douro DOC representa o Douro numa garrafa, um convite a repensar o tempo e a reviver a tradição. A marca líder de vinhos do Douro lança agora duas novas colheitas – Branco 2015 e Tinto 2014.


Para Luís Sottomayor, “a criação deste vinho foi um desafio que enfrentámos com muito entusiasmo e carinho. E em boa hora o fizemos, dado que os resultados ultrapassaram todas as expectativas”, recorda o Diretor de Enologia da Sogrape no Douro. A equipa por si liderada assumiu a responsabilidade de criar, a partir da vindima de 2008, um tinto digno da grandeza extraordinária da personalidade homenageada, e foi o sucesso desta 1ª edição comemorativa que ditou a continuidade da referência, à qual se juntou em 2015 o Antónia Adelaide Ferreira Branco.

“Estamos perante dois vinhos de qualidade superior, de grande complexidade e elegância, na esteira das anteriores edições exclusivas desta referência que se tornou mais um motivo de orgulho para a Casa Ferreirinha”, sustenta Luís Sottomayor.

Casa Ferreirinha Antónia Adelaide Ferreira Tinto 2014, produzido a partir de uma criteriosa seleção das melhores uvas das propriedades da Sogrape na região e beneficiando das mais evoluídas soluções tecnológicas das adegas da Quinta da Leda e da Quinta do Seixo, revela-se de novo um tinto capaz de conquistar os apreciadores mais exigentes, habituados aos elevados padrões de qualidade dos topos de gama da marca. Estágio de 24 meses em tonéis de carvalho francês.

Casa Ferreirinha Antónia Adelaide Ferreira Branco 2015 demonstra ser mais uma prova cabal da excecional qualidade que pode ser alcançada em brancos do Douro. Produzido a partir de uvas selecionadas da Quinta do Sairrão – Arinto e Viosinho em percentagens semelhantes –, este vinho beneficia da acidez conseguida a partir de castas plantadas a elevada altitude, proporcionando uma experiência cativante de aromas intensos e complexos a frutos brancos de caroço e frutos secos, como a avelã. Estágio de 12 meses em tonéis de carvalho francês. 


Casa Ferreirinha Antónia Adelaide Ferreira Tinto 2014

Quantidade produzida: 3.800 garrafas

PVP recomendado*: 75€


Casa Ferreirinha Antónia Adelaide Ferreira Branco 2015

Quantidade produzida: 4.100 garrafas

PVP recomendado*: 37€

*Indicativo e não vinculativo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os 8 melhores cocktails para beber à esplanada este verão

Bubbles Day celebra champagnes e espumantes portugueses

Abelharuco - o vinho alegre e encantador