Offley lança Porto Vintage 2016


Offley Porto Vintage só se obtém em anos de excecional qualidade e 2016 foi um deles. Offley Porto Vintage 2016 é um vinho cuja irreverência e juventude prestigiam os quase três séculos de herança da marca e que brinda o presente, com uma qualidade que promete fascinar conhecedores e conquistar novos apreciadores.

Vinificado a partir de uvas da Quinta do Sairrão e de lavradores locais, segundo o método tradicional, Offley Porto Vintage 2016 conjuga os saberes ancestrais com as mais avançadas diretrizes da viticultura sustentável e beneficia de um ano vinícola como já não se via desde 2011, com condições climatéricas que potenciaram a sua excelência.

Segundo Luís Sottomayor, o enólogo responsável pelos Vinhos do Porto Offley, “as condições climatéricas atípicas permitiram-nos antever um resultado de qualidade pouco comum e este Vintage da Offley veio confirmar as nossas melhores expectativas.”

Embora pronto para ser consumido de imediato, este vinho torna-se ainda mais surpreendente se o deixarmos repousar longamente em garrafa. “É um vinho que se distingue pelo seu perfil irreverente e jovem, com uma forte componente aromática. Revela estrutura e também complexidade, a qual beneficiará com um bom estágio em garrafa por 15 ou mais anos”, reforça Luís Sottomayor. 

Notas de prova: Cor opaca, quase preta. Aroma intenso de boa complexidade, com notas balsâmicas de resinas, cedros e caixa de tabaco, especiadas com um toque de pimenta, cravinho e frutos pretos bem maduros. Na boca apresenta um bom ataque, com acidez bem integrada, taninos de muito boa qualidade, aromas a resina e ligeiramente florais com um final longo e de grande equilíbrio.

Castas: 45% Touriga Franca, 45% Touriga Nacional e 10% Tinta Roriz

O ano de 2016: No final de um inverno seco e ameno, as chuvas começaram e prolongaram-se pela primavera, acompanhadas de períodos de baixas temperaturas. Estes fatores afetaram a floração e contribuíram para o risco de ocorrência de doenças da vinha, especialmente o míldio. O verão foi ameno, com picos de forte calor e noites frias, o que contribuiu para um final de maturação longo e equilibrado, resultando em vinhos de elevada qualidade.

P.V.P. recomendado – indicativo e não vinculativo: 59€

Quantidade produzida: 20.000 garrafas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os 8 melhores cocktails para beber à esplanada este verão

Bubbles Day celebra champagnes e espumantes portugueses

Abelharuco - o vinho alegre e encantador