Henrique Sá Pessoa no Madrid Fusion

Chef Henrique Sá pessoa e a sua Calçada de Bacalhau (© Nuno Correia)

É a 16.ª edição de uma das mais importantes cimeiras de gastronomia de todo o mundo, e terá na lista de participantes e oradores três cozinheiros portugueses. Henrique Sá Pessoa é um deles e estará já hoje Segunda-feira, dia 22, no Madrid Fusión, em Espanha, ao lado de Alexandre Silva e João Rodrigues. E vai levar um prato do Alma…!

"O convite foi feito após a passagem do José Capel [director do Madrid Fusión e critico gastronómico do El País] a Lisboa, quando veio ao Simpósio do Sangue na Guelra, em Maio do ano passado”, explica Henrique Sá Pessoa sobre este desafio que diz ser “um orgulho”: “sabemos que este evento é como se fosse os Oscars da gastronomia mundial e o nosso trabalho vai estar exposto a um nível de crítica muito alto”. 

Na altura, a convite da organização do festival Sangue na Guelra, Capel foi conhecer os restaurantes dos cozinheiros que agora sobem ao palco no seu evento. No caso do Alma, ficou especialmente impressionado com a Calçada de Bacalhau, um dos pratos que mais curiosidade e sucesso tem gerado desde a abertura do restaurante, no final de 2015. Dias após a visita, não deixou de o expressar nas suas Gastronotas de-Capel, no El País, mas este encantamento fez ainda com que convidasse o cozinheiro a levar o mais moderno dos bacalhaus-á-brás ao certame madrileno, "por juntar a tradição da confecção à modernidade da sua apresentação”, justifica Sá Pessoa. Com Alexandre Silva e João Rodrigues levará a cabo uma apresentação dedicada a Lisboa e à interpretação moderna da confecção do peixe — tão presente nos restaurantes dos três em Lisboa — em que, no final, cada um apresenta um prato.

O Madrid Fusión é o grande fórum europeu de discussão e antevisão das novas tendências de cozinha, que envolve não só cozinheiros como empresários, produtores e outros profissionais da área da gastronomia, para um debate mais global e pertinente. Até à data, os únicos portugueses presentes foram os chefs José Avillez, Nuno Mendes e Leonardo Pereira.

O evento acontece entre 22 e 24 de Janeiro e está dividido em várias acções com profissionais de todo o mundo (conferências, provas de vinho e comida, workshops e showcookings), este ano sob o mote ‘Quarta Geração: a quem pertence o futuro’, no Palácio de Congressos, em Madrid.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Essência do Vinho assinala 15 anos

13 medalhas para vinhos portugueses exclusivos do Lidl

O lado místico da Tapada das Lebres de Arraiolos