A maturidade do Quinta da Leda 2015


Chega agora ao mercado a colheita de 2015 de Quinta da Leda, um vinho de qualidade superior que partilha da riqueza e complexidade do Douro, assumindo-se como legítimo herdeiro da tradição dos grandes vinhos da Casa Ferreirinha.

Produzido nas vinhas de altitude da quinta com o mesmo nome, este Quinta da Leda 2015 é um vinho portentoso, mas pleno de frescura e vigor. Um tinto complexo e estruturado, fruto das condições climatéricas excecionais vividas em 2015. Tal como salienta o enólogo Luís Sottomayor, “este vinho resulta de um ano particularmente seco ao longo da maior parte do ciclo vegetativo, com menos chuva e temperaturas superiores à média para o habitual no Alto Douro Vinhateiro, o que se reflete nas videiras e na maturação da uva. Na verdade, o clima provocou um adiantamento do ciclo vegetativo de cerca de 1 a 2 semanas, acelerando o processo de maturação. Foi um ano incomum, que resultou num Quinta da Leda excecional”.

O Quinta da Leda 2015 foi produzido com as castas Touriga Franca (50%), Touriga Nacional (20%), Tinta Roriz (15%) e Tinto Cão (15%). Colhidas em parcelas com uma maturação pujante, que conduzem a concentrações aromáticas e polifenólicas, as uvas passam por maceração e fermentação alcoólica em cubas inox, seguindo depois para maturação em barricas de carvalho francês durante um período de 18 meses.

O resultado é um vinho de cor rubi profunda, e um aroma de boa complexidade, com saliência para os frutos pretos como a ameixa, especiarias, componente balsâmica a cedro e a caixa de tabaco, bem como algumas notas arbustivas e madeira muito bem integrada. Na boca tem bom volume, acidez e taninos bem envolvidos, frutos pretos, pimenta e um final de excelente harmonia e elegância. É, por isso, ideal para acompanhar pratos de carne, caça e queijos.

Pelas suas características pode ser consumido desde já, embora beneficie de uma maturação em garrafa entre 3 a 5 anos, atingindo o seu apogeu cerca dos 10 anos de idade, mantendo-se, contudo, em plenas condições para consumo durante cerca de 20 anos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eis os 10 restaurantes com a Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal

O pódio da gastronomia mundial num jantar inédito

AEP promove “Vinho e Sabores de Portugal no Brasil”