Estrela Michelin bem guardada por Alexandre Silva


A Estrela Michelin conquistada por Alexandre Silva alguns meses após a abertura do LOCO vai continuar a iluminar o restaurante e o trabalho desenvolvido pela equipa. O anúncio foi feito ontem no lançamento do Guia de Espanha e Portugal para 2018, em Tenerife.

É um dos projectos que mais veio desafiar tradições e preconceitos, e que muito tem arriscado. Menus alterados a qualquer momento, uma cozinha exclusiva para criação e investigação, Jantares a 4 Mãos com alguns dos nomes mais estimulantes e apreciados da gastronomia actual… são alguns dos ingredientes que têm mantido o LOCO sob muita atenção nacional e internacional.

“Têm sido tempos de muita dedicação, tentarmos manter o ADN do restaurante como sempre o quisemos e ir introduzindo novos elementos que nos parecem pertinentes exige muito de nós”, explica Alexandre Silva, que chama toda a equipa na hora de revalidar este prémio. “É a união que mantemos no restaurante que faz com que tudo continue a correr bem”, acrescenta, entre a recepção do peixe que acaba de chegar (e que mais tarde integrará um dos pratos do menu, Captura do dia) e a prova de um fermentado preparado no espaço I+D, ao lado do restaurante.


Com um conceito fine dining, de cozinha de autor, o LOCO é um projecto fundamentalmente centrado na valorização do produtos e na consonância com a Natureza. Inspira-se na tradição e na gastronomia nacional, mas quer caminhar com ela até outro nível conceptual, pesquisando e experimentando novos procedimentos e técnicas. O LOCO é uma experiência total, que privilegia a proximidade com o cliente, sistematicamente convocado para o que se está a passar à mesa e na cozinha, aberta, e que ocupa uma área maior do que a sala.

Este restaurante nasce de um sonho antigo de Alexandre Silva, que se tornou conhecido dos portugueses ao participar no programa TOP Chef, em 2012, na RTP1. É formado em Cozinha/Pastelaria e Gestão de F&B pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e em Gastronomia Molecular pelo Instituto Superior de Agronomia. Foi no Bocca, onde esteve de 2007 a 2012, que começou a mostrar o seu talento e as ideias originais que pretendia pôr em prática. Fundou o Projecto 4th Floor – Cozinha Experimental, uma plataforma à procura de respostas em torno da gastronomia portuguesa, produtores, produtos, técnicas e criatividade. Inaugurou o Alentejo Marmóris Hotel & Spa como Chef Executivo, passou pelo Bica do Sapato e abriu o seu espaço 'Alexandre Silva no Mercado', no Mercado da Ribeira. Depois apostou tudo no LOCO — e ganhou! A Estrela Michelin chegou ainda antes de completarem o primeiro ano abertos ao público.

O carisma e a ousadia são já a identidade de um restaurante em tudo diferente que continuará a dar-nos motivos de interesse e a provocar-nos a olharmos a gastronomia com outros olhos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Essência do Vinho assinala 15 anos

Nova Loja Gourmet no Colombo - Heart Experience

13 medalhas para vinhos portugueses exclusivos do Lidl