Dias 13 e 14 de Outubro há Mar Adentro no Vista Restaurante



Serrajão, ostras planas, lírio, zagaia… Já são conhecidas algumas das espécies que, este ano, vão protagonizar o Mar Adentro, a iniciativa gastronómica produzida pela Amuse Bouche para o Vista Restaurante que visa promover a sustentabilidade e homenagear o mar português. Como? Através de jantares e almoços exclusivos que enaltecem peixes, mariscos e moluscos de época, alguns pouco conhecidos e com fraca reputação entre os cozinheiros. 

Esqueçamos portanto as vieiras, os robalos e os lavagantes e voltemo-nos para outras matérias-primas dos oceanos. Na 3ª edição do Mar Adentro, que acontece já nos próximos dias 13 e 14 de Outubro, no Vista (Bela Vista Hotel & Spa, Praia da Rocha, Portimão), cinco chefs portugueses vão elaborar menus somente com as espécies que João Oliveira, chef Executivo do Vista, e o especialista Pedro Bastos, da Nutrifresco, elegeram cuidadosamente para esta ocasião. 

E quem são os chefs que vão trabalhar em nome da sustentabilidade e da sazonalidade? No primeiro dia, sexta-feira, João Oliveira e a equipa do Vista Restaurante recebem Vítor Matos (Antiqvvm, 1* Michelin) e Luís Gaspar (vencedor do título Chef Cozinheiro do Ano 2017 e chef do restaurante Sala de Corte). Carapau negrão, lírio dos Açores e pampo constam no menu deste jantar, com início previsto às 19h30, logo após o cocktail de boas-vindas e apresentação do evento. No dia seguinte, sábado, Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio), Tiago Bonito (Largo do Paço, 1* Michelin) e o chef anfitrião vão preparar um almoço num barco de pesca de mexilhão com recurso a peixes como taínha e merma, e moluscos como lula gigante dos Açores. E porque é importante alertar para a necessidade de se praticar um consumo variado e ponderado, haverá, antes do almoço, uma apresentação sobre a sustentabilidade dos mares e as diferentes espécies da costa portuguesa, aberta a todos os participantes, cozinheiros e produtores envolvidos no Mar Adentro.

Cada experiência gastronómica tem o valor de €185 (vinhos incluídos) e é limitada a 34 pessoas. As últimas reservas devem ser feitas através dos contactos 282 460 280 ou [email protected]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Foz Torto lança novas colheitas