Mar Adentro está a chegar!



Pelo terceiro ano consecutivo, o Vista Restaurante, no Bela Vista Hotel & Spa (Praia da Rocha, Portimão), junta-se a Pedro Bastos, da Nutrifresco, e à Amuse Bouche para organizar um evento dedicado aos mares e às espécies menos conhecidas da costa portuguesa. Mergulhemos Mar Adentro, que regressa com nova programação e novos chefs convidados já nos dias 13 e 14 de Outubro!

Nesta edição, o mar volta a decidir os menus de todas as refeições e os desafios começam logo na primeira noite, sexta-feira. A convite de João Oliveira, chef Executivo do Vista e o anfitrião do evento, os chefs Vítor Matos (Antiqvvm, 1* Michelin) e Luís Gaspar (vencedor do título Chef Cozinheiro do Ano 2017 e chef na Sala de Corte) vão preparar pratos de raiz somente com os peixes, moluscos e mariscos que tiverem à disposição. Falamos de espécies da época, menos conhecidas e de arrastão, cujo enorme potencial será revelado num jantar exclusivo para 33 pessoas. 

"Temos a responsabilidade de levar o tema da sustentabilidade à mesa”, defende João Oliveira, que irá juntar-se à dupla de chefs convidados para cozinhar ao sabor do mar. Entre snacks e pratos principais, são esperados neste jantar 12 momentos, harmonizados com vinhos Domaine Trapet e Didier Dagueneau e champagne Marguet. O jantar tem o valor de €185 (bebidas incluídas) e será servido no Vista Restaurante a partir das 19h30, logo após o cocktail de boas-vindas, que terá a presença de uma cara familiar: Pedro Bastos (Nutrifresco) que volta ao Mar Adentro como parceiro principal. É ele quem, em conjunto com o chef João Oliveira, trabalha previamente as espécies para os menus do Vista.

No dia seguinte, sábado, há mais mar para desbravar — literalmente! Pelas 12h00, cozinheiros, produtores, investigadores e todos os participantes do evento soltarão amarras e irão para o mar num barco de pesca de arraste com o intuito de partilharem experiências e adquirirem novos conhecimentos sobre as diferentes espécies marinhas. Quais as mais ameaçadas e que alternativas nos restam? Como podemos contribuir para um consumo mais sustentável? Estas e outras temáticas serão abordadas numa apresentação que contará com a participação especial de duas entidades ligadas à proteção dos mares e do meio ambiente.

Logo depois, um almoço bastante peculiar terá lugar num outro barco de pesca, a partir das 13h00. E que chefs estarão envolvidos nesta ocasião de homenagem aos oceanos? De Londres, do restaurante Umu (2* Michelin), virá Yoshinori Ishii, e do Porto, do Euskalduna Studio, Vasco Coelho Santos. Com João Oliveira e a equipa do Vista Restaurante, irão preparar um menu especial de 9 momentos. A acompanhar, vinhos biológicos da Niepoort, e até um chá, quiçá!? Deixemo-nos surpreender! Este almoço tem o valor de €185 (bebidas incluídas) e é exclusivo para 34 pessoas.

Com conceito e produção de Amuse Bouche desde a edição fundadora, em 2015, Mar Adentro é uma iniciativa gastronómica intimamente ligada às questões da sustentabilidade, tendo como principal missão chamar a atenção dos profissionais de cozinha e de todos nós, consumidores, para as nossas águas e para as espécies que consumimos. Paralelamente, o evento visa promover e impulsionar o Novo Movimento da Gastronomia Portuguesa, ao juntar chefs de todo o país.

Esta é uma excelente oportunidade para se conhecer de perto o trabalho de João Oliveira, à frente da cozinha do Vista desde 2015, e de outros talentosos chefs portugueses, num evento que já reuniu, em edições anteriores, nomes como Henrique Sá Pessoa, Leonel Pereira, João Rodrigues, Leonardo Pereira e Alexandre Silva. Para reservas, por favor contactar 282 460 280 ou [email protected].

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Chegou o Azeite Novo Gallo 2017/18

Skyna Hotel Lisboa dá as boas-vindas a 2018

Valados de Melgaço distinguida no International Wine Challenge