Gala Vinhos do Tejo Distingue os Melhores Vinhos e a Melhor Gastronomia


Vinhos


Vinhos


No passado dia 25 de Março realizou-se no Hotel dos Templários, em Tomar, a Gala Vinhos do Tejo 2017, um evento de excelência organizado pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo em parceria com a CVR Tejo.

O evento, que contou com o maior número de presenças desde sempre, premeia o trabalho dos enólogos, dos produtores e dos restaurantes de todo o país e foi animado pelo grupo Zêzere Arts.

Durante a cerimónia foram divulgados e entregues os prémios do VIII Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo e do Tejo Gourmet 2016, bem como os prémios Empresa Dinamismo, Empresa Excelência, Enólogo do Ano e o Prémio Carreira, este último atribuído pela primeira vez.

O concurso Tejo Gourmet, que já vai na sua 7ª edição, desafia a restauração de todo o país a preparar as melhores receitas harmonizadas com Vinhos do Tejo, contou com 41 restaurantes de todo o país, desde o Porto até ao Algarve, tendo-se realizado de 5 a 27 de Novembro de 2016.

O júri do concurso atribuiu 14 medalhas de prata e 21 de ouro. Por sua vez, a VIII edição do Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo realizou-se nos dias 2 e 3 de Março, no Hotel dos Templários, em Tomar, e contou com 145 amostras em prova de 34 produtores, dos quais 18 foram contemplados com 47 vinhos premiados – 24 pratas e 23 ouros.

Na Gala Vinhos do Tejo foram também entregues os prémios Os Melhores do Tejo Gourmet. O prémio de O Melhor Restaurante foi para o Areias do Seixo (Torres Vedras), que também recebeu o prémio de Melhor Cozinha de Autor. Já o restaurante A Lúria (Tomar) foi distinguido com o prémio Melhor Tradicional, enquanto o Melhor Internacional foi atribuído ao restaurante À Terra (Olhão). Os restaurantes Pigalle (Santarém) e Cisco (Almeirim) foram reconhecidos com o prémio Revelação e o Taverna do 8 ó 80 (Nazaré) foi eleito como o restaurante com a Melhor Carta de Vinhos. A Melhor Entrada foi para o restaurante Calça Perra (Tomar), o Melhor Prato Principal para o Sala de Corte (Lisboa) e a Melhor Sobremesa para o Viva Lisboa (lisboa). Por último, o restaurante Naco na Pedra (Salir do Porto) foi reconhecido com o prémio de Melhor Promoção.

O Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo (CVET) atribui Medalha Excelência ao melhor branco e melhor tinto. Este ano esta condecoração foi merecida pelos vinhos Casal da Coelheira Branco 2016 e Bridão Private Colection Tinto 2015, dos produtores Casal da Coelheira e Adega do Cartaxo, respectivamente.

Neste concurso são ainda distinguidos os Melhores Brancos e Rosés da Colheita 2016. Quanto aos Brancos, o vinho que ficou em primeiro lugar foi o Casal da Coelheira Branco 2016, seguido pelo Lagoalva Sauvignon Blanc Branco 2016 e pelo Casal da Coelheira Reserva Branco 2016. Os melhores rosés, por sua vez, foram Conde Vimioso Colheita Seleccionada Rosé 2016, seguido pelo Quinta da Alorna Touriga Nacional Rosé 2016 e pelo Quinta do Casal Monteiro Rosé 2016.

Os Vinhos do Tejo entregaram ainda 4 prémios especiais. A Adega Cooperativa de Almeirim foi considerada a Empresa Dinamismo Vinhos do Tejo 2016, enquanto a Adega Cooperativa do Cartaxo foi distinguida como Empresa Excelência Vinhos do Tejo 2016. Martta Reis Simões foi eleita Enóloga do Ano Vinhos do Tejo 2016 e Osvaldo Amado e João Sardinha da Cruz receberam ambos o Prémio Carreira.

A realização dos concursos CVET e Tejo Gourmet, ambos uma parceria com a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, confirmam o esforço e dedicação da CVR Tejo no sentido de incrementar a notoriedade dos Vinhos do Tejo e respectivos produtores no panorama do enogastronómico português.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Lavradores de Feitoria sugere ‘Quinta da Costa das Aguaneiras tinto 2014’