IVDP dá mais um passo para simplificar procedimentos junto dos viticultores do Douro


Com o Portal do Viticultor, a informação integrada sobre parcelas de vinha está à distância de um click para os viticultores da Região Demarcada do Douro (RDD). Esta plataforma resulta do trabalho e da aposta contínua que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P, (IVDP) faz no âmbito da modernização e simplificação administrativa. Reforçar a aproximação e a articulação permanente com os agentes económicos da RDD, neste caso concreto com a produção, é o objetivo.

No portal, o viticultor, através do acesso à sua área reservada, obtém e transmite toda informação relacionada com as parcelas de vinha, tendo em consideração a especificidade inerente às Denominações de Origem Porto e Douro. O processo torna-se assim mais célere e preciso uma vez que o Portal, através do Sistema de Informação Geográfica da Vinha da RDD (SIVRDD), permite a obtenção automática da pontuação de quatro fatores: localização, altitude, inclinação e exposição.   

Ao permitir a autodeclararão e a interoperabilidade, o Portal reflete a maturidade das instituições e dos agentes económicos da RDD, dando uma resposta rápida, diminuindo custos de contexto, garantindo objetividade e um enquadramento estável na articulação com os viticultores”, afirma o presidente do IVDP. “É dada prioridade e continuidade à inovação, à relação de confiança e à autorresponsabilização dos agentes económicos, fatores essenciais para potenciar o dinamismo que a RDD regista”, conclui Manuel de Novaes Cabral. 

O Portal do Viticultor surge depois da implementação do SIVRDD que, após uniformizar os critérios de medição das parcelas de vinha, estabilizou a área sobre a qual é calculado o benefício, situação de extrema importância na gestão da Denominação de Origem Porto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Essência do Vinho assinala 15 anos

13 medalhas para vinhos portugueses exclusivos do Lidl

As Mesas Bohemias estão de volta