Está a chegar a 9ª edição do Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto


Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do mais antigo concurso de gastronomia e vinho do país, promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP), em parceria com a INTER Magazine. O Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto desafia os restaurantes nacionais ao casamento perfeito entre os vinhos do Porto e do Douro e a gastronomia. As inscrições devem ser efetuadas em http://gastronomiacomvinhodoporto.com até dia 22 de julho e são limitadas a 100 restaurantes. Depois, um júri profissional faz-se à estrada para percorrer milhares de quilómetros com objetivo de provar mais de três centenas de ementas. No final será criado um roteiro online onde estarão os restaurantes participantes e que dará a conhecer os espaços e as ementas.

O concurso Gastronomia com Vinho do Porto coloca em evidência os produtos regionais harmonizados com vinhos do Porto e do Douro, incentivando a criatividade de chefs e especialistas para conquistar cada vez mais os consumidores com propostas inovadoras.

A seleção dos produtos e ficha técnica, apresentação, sabor, serviço adequado de copos, harmonia com o vinho e harmonia total da ementa são as vertentes avaliadas por um júri especializado e cada vez mais exigente. À semelhança dos anos anteriores, estão já inscritos restaurantes altamente prestigiados de várias regiões do país, divididos por três categorias: gastronómico/fine dining, informal/casual e tradicional/típico que serão visitados por um júri qualificado e com as competências técnicas para avaliar a combinação dos vinhos com as ementas. 

Ouro, prata ou bronze, melhor promoção/comunicação e melhor carta de vinhos do Porto são as categorias das distinções atribuídas no final do concurso.

O medalhados terão a oportunidade de figurar num roteiro online que privilegiará os melhores restaurantes com serviço de vinho do Porto do país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Essência do Vinho assinala 15 anos

13 medalhas para vinhos portugueses exclusivos do Lidl

As Mesas Bohemias estão de volta