Edição limitada Gin Hayman’s Family Reserve


Acaba de ser lançado o gin Hayman’s Family Reserve, uma edição limitada produzida em lotes de 5000 garrafas, cada uma delas numerada individualmente. Este gin é clássico, suave e equilibrado com sedutoras notas de especiarias e pimenta.

O Hayman’s Family Reserve reflete e recria o estilo de gin vendido nos ornamentados “Gin Palaces” – lojas de rua onde o gin era servido e comercializado - em Londres e outras cidades inglesas do século XIX. Estagiou durante três semanas em barricas usadas de uísque escocês, indo ao encontro da tradição da época em que o gin era servido diretamente do barril em vez de comercializado em garrafa, tradição que se manteve até meados do mesmo século. A madeira reflete e confere notas subtis de amadurecimento ao perfil único de Hayman’s Family Reserve.

O gin Hayman’s é uma bebida espirituosa 100% feita a partir de cereais puros, que, juntamente com uma mistura única de botânicos é destilada cinco vezes para obter um gin cristalino, complexo, intenso e equilibrado no final. A combinação dos 10 botânicos – zimbro, semente de coentro, noz-moscada, canela, casca de laranja e de limão, raiz de angélica e de lírio, cassia e alcaçuz resulta num destilado de grande carácter com equilíbrio perfeito entre doçura, acidez, salinidade e amargura.

O estilo Hayman’s Family Reserve tem notas dominantes de coentro e zimbro, diferindo do Hayman’s London Dry e do Hayman’s Old Tom onde a nota cítrica é mais predominante no nariz.

Notas de prova:

Nariz: Aromático com características notas de zimbro e coentro. Apontamentos suves de madeira.

Palato: Equilibrado e muito saboroso com a pimenta e especiarias dos botânicos dominantes a predominarem. Notas maduras e subtis da madeira.

Final: «Cheio» com um final muito equilibrado.

Botânicos utilizados: Zimbro, semente de coentro, casca de limão e de laranja, raiz de angélica, raiz de lírio, casca de cassia, canela, noz-moscada e alcaçuz.

Grau Alcoólico: 41,3% Vol.

Ainda sobre a Hayman’s

As origens de Hayman’s remontam a 1863 quando James Burrough, estudante de química comprou uma destilaria de gin. Lançou no mercado o gin Beefeater na década de 60 do mesmo século, tendo esta sido considerada uma das 60 bebidas medicinais. Este gin era um elemento chave durante a primeira era dos cocktails em 1880.

A companhia começou a exportar no início do séc. XIX. Depois da segunda grande guerra a empresa foi reestruturada sob a direção de Neville Hayman e em 1971, 2 milhões de caixas eram vendidas para 166 países.

Em 1987 a James Burrough PLC foi comprada pela empresa inglesa Whitbread PLC. A família Hayman está na 5.ª geração da tradição de destilar gin, sendo este o mais longo percurso de uma família em inglaterra na destilação de gin.

A Filosofia

Hayman’s London Gin é o culminar de 40 anos de experiência de Christopher Hayman na destilação de gin e reflete a crença de que o estilo tradicional é o que melhor incorpora o espírito do London Dry Gin, e que os elementos e o método de destilação influenciam o caráter do gin.

Christopher Hayman acredita que o consistente equilíbrio do zimbro, do coentro, da pele de laranja e do limão são vitais na manufactura do estilo clássico de London Dry Gin.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

13 medalhas para vinhos portugueses exclusivos do Lidl

Essência do Vinho assinala 15 anos

Nova Loja Gourmet no Colombo - Heart Experience