Restaurantes, chefs e escanções do Porto promovem menus de harmonização para enaltecer os vinhos nacionais



ViniPortugal e AliveTaste promovem iniciativa que visa incentivar o melhoramento do serviço de vinho na restauração e a boa articulação entre menus e cartas de vinho.

Almoços organizados pela AliveTaste, com o apoio da ViniPortugal, que se enquadram na iniciativa piloto promovida por estas duas entidades com seis restaurantes de referência da cidade do Porto. Divulgar bons exemplos de harmonização da gastronomia nacional e das criações de chefs que evidenciem a qualidade dos vinhos portugueses é o principal objetivo destes almoços que, a par, pretendem ainda incentivar a promoção de um melhor serviço de vinho na restauração e a boa articulação entre menus e cartas de vinho. Em cada almoço participarão diversas personalidades que analisarão a refeição de acordo com vários critérios, procurando destacar o melhor e consolidando os parâmetros referência que devem ser seguidos. Assim serão votados pela mesa presente em cada refeição, o melhor vinho apresentado, a melhor harmonização proposta, o melhor prato sugerido de entrada, peixe, carne e sobremesa. Será transmitida também uma opinião sobre a avaliação do serviço de vinhos, por cada membro da mesa, com o mesmo critério das votações anteriores. 

O calendário dos próximos almoços está previsto para dias 13 de Fevereiro, 13 de Março, 03 de Abril e 08 de Maio em restaurantes a anunciar. Após cada almoço serão difundidas reportagens sobre os conceituados restaurantes, com uma análise ao nível dos vinhos. Será destacado o serviço, a carta (abrangência de regiões, tipos de vinhos, equilíbrio preço/qualidade de serviço), o serviço de vinho a copo, e harmonizações como base do serviço prestado, para um equilíbrio harmonioso da refeição, a gastronomia ao nível da cozinha praticada e respetivo serviço de sala.

Este projeto piloto vem no seguimento de reportagens que têm sido desenvolvidas por Mário Rodrigues nos últimos três anos, com a fotografia do Pedro do Canto Brum, focadas nas harmonizações e no papel que o vinho tem no sucesso de qualquer refeição, evidenciando o serviço cada vez mais importantes dos vinhos e da sua associação com a gastronomia. Este projeto tem a cobertura fotográfica especializada do Pedro do Canto Brum e da produtora Lightbox (prémio melhor pme 2013).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Foz Torto lança novas colheitas