José Maria da Fonseca lança Ripanço


A José Maria da Fonseca acaba de lançar no mercado nacional o Ripanço 2013, um vinho Alentejano, proveniente da adega José de Sousa em Reguengos de Monsaraz e que utiliza uma técnica ancestral, o ripanço.

O ripanço é uma técnica que remonta aos tempos romanos, tradicionalmente utilizada no Sul de Portugal para desengace manual das uvas.

Assim, a técnica do ripanço consiste no desengaçamento das uvas à mão com o auxílio de uma mesa própria para o efeito (mesa de ripanço) constituída por várias ripas de madeira. Desta forma os taninos duros do engaço não são extraídos, resultando num vinho mais suave e macio, com maior elegância.


A combinação de tradição e história com a tecnologia é a mistura exacta entre o antigo e o novo, o que faz do Ripanço um vinho moderno e exclusivo.

O Ripanço 2013 combina Syrah (48%), Aragonês (32%) e Alicante Bouschet (20%), tendo 6 meses de envelhecimento em madeira nova de carvalho francês e americano é a companhia ideal para pratos de carnes vermelhas ou queijos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Foz Torto lança novas colheitas