DECANTE REPRESENTA PRESTIGIADA MARCA DE CHAMPANHE JACQUESSON



A Decante representa, desde junho e em exclusivo para Portugal, a prestigiada marca de champanhe Jacquesson. Com 200 anos de história – foi fundada em 1798 e era a marca preferida de Bonaparte – é hoje uma das mais reputadas casas de champanhe e uma das mais inovadoras referências da região.

Situada em Dizy, sob a liderança dos irmãos Laurent e Jen-Hervé Chiquet,  a Jacquesson aposta numa  filosofia biológica baseada no terroir e na produção de “cuvées”  que mudam anualmente, pelo que os amantes do champanhe podem sempre contar com uma boa surpresa em cada ano. Nesta sintonia, cada nova “cuvée” é lançada anualmente com um diferente número, como expressão máxima da vinha e produto de uma consistência ímpar nos “blends”.

Trata-se, assim, de um  peculiar estilo que elege a qualidade, tradição e inovação, ao selecionar um “blend” que radica na melhor combinação possível de colheitas e revela a notável mineralidade dos vinhos, que têm recebido um coro de elogios da crítica especializada.

O “blend” é criado a partir das castas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, principalmente a partir do ano-base (millésime), e a vinificação segue a tradição: batonnage semanal, dosagem mínima, sem filtração, e em cada vinho de base existe também uma certa percentagem de vinho de reserva.

O cuidado extremo com a viticultura conclui-se lentamente na cave, com a vinificação dos vinhos-base em barricas de carvalho que conferem complexidade e elegância. Além disso, a casa costuma manter o champanhe por longo tempo em contacto com as leveduras e um dos seus diferenciais é a ínfima quantidade de licor de dosagem, no máximo 6g de açúcar por litro.

Fundada em 1798 por Memmie Jacquesson, a Maison Jacquesson possui 26 hectares de vinhedos próprios de Grands Crus em Aÿ, Avize e Oiry, e Premiers Crus em Hautvillers, Dizy e Mareuil-sur-Aÿ, sendo referência obrigatória para os amantes de champanhe.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Essência do Vinho assinala 15 anos

13 medalhas para vinhos portugueses exclusivos do Lidl

As Mesas Bohemias estão de volta