"Prove Viseu Dão Lafões" - este fim de semana em Viseu


É já na próxima sexta-feira, 4 de julho, que se inicia a 2ª edição do PROVE VISEU DÃO LAFÕES, evento organizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, com produção da EV-Essência do Vinho, os apoios do Turismo do Centro, Câmara Municipal de Viseu e Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, tratando-se de um projeto co-financiado pelo programa operacional “Mais Centro”.

No primeiro dia, a partir das 18h, o Mercado 2 de Maio, no centro de Viseu, apresentará quatro dos mais conceituados restaurantes da região: Casa Arouquesa (Viseu), Casa da Ínsua / Forno da Mimi (Penalva do Castelo, Viseu), O Solar (Oliveira de Frades) e S. Tiago(S. Pedro do Sul) estarão em funcionamento contínuo no evento, com propostas gastronómicas entre os 3€ e os 10€.

Em simultâneo, a área de mercado contará mais de meia centena de expositores, um número superior ao da edição de estreia, com dezenas de produtos que os visitantes poderão provar e adquirir: carnes, fumeiro, enchidos, queijos, chocolates, licores, doces regionais, mel, frutos, compotas, chás e, claro, vinhos. São dezenas de produtos para provar e adquirir, uma oportunidade rara de descobrir num só lugar uma vasta oferta de boa parte do que de melhor tem a região.

O mediático chefe Chakall inaugura as sessões de cozinha ao vivo, com uma dupla apresentação logo no dia inaugural: primeiro, às 20h, depois às 21h30. Ainda na sexta-feira, O sommelier e crítico de vinhos da revista “WINE - A Essência do Vinho” conduz as provas “Brancos do Dão para o dia a dia” e “Loucos pela Touriga Nacional”.

Sábado, o PROVE VISEU DÃO LAFÕES funcionará ao ritmo de 12 horas contínuas, do meio-dia à meia-noite. O chefe Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, vai substituir Hugo Nascimento, que por razões de índole pessoal teve de cancelar a participação no evento. Diogo Rocha, também ele formado pelo conhecido chefe Vitor Sobral, protagoniza sessões de cozinha ao vivo, às 17h30 e 21h. Antes, Manuel Moreira dirige uma formação sobre “Como melhorar o serviço de vinhos do seu restaurante”, dirigida a profissionais da hotelaria e restauração, além de duas provas focadas no consumidor: “Encruzado, brancos de excelência” e “Tintos do Dão para guardar”.

Domingo, último dia, o evento estará disponível das 12h às 17h. Marlene Vieira, chefe do Avenue e do espaço com nome próprio no Mercado da Ribeira, ambos em Lisboa, também ex-jurada do programa televisivo “Chef’s Academy”, fará o encerramento, com duas sessões de cozinha ao vivo, às 13h30 e 15h30. O sommelier Manuel Moreira sugere “Rosés do Dão para acompanhar o Mundial”, sendo que no PROVE VISEU DÃO LAFÕES o visitante poderá acompanhar as diferentes transmissões televisivas dos jogos que vão decorrer na “Copa” do Brasil.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Foz Torto lança novas colheitas