“O Douro Sustentável: Vinho e Turismo / Património” em debate no dia 31 de Maio


“O Douro Sustentável: Vinho e Turismo / Património” é o tema que vai dar mote e lançar o debate no colóquio que se realiza na manhã de Sábado, dia 31 de Maio, no auditório do ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Côa. Este espaço de apresentação e discussão de ideias, que tem início às 09h30 e termina às 13h30, vai ser moderado pelo jornalista e crítico da Revista de Vinhos, João Afonso, e contará com a intervenção de sete oradores bastante conhecedores da realidade duriense, na qual trabalham.

O colóquio é dirigido profissionais – lavradores durienses, produtores e engarrafadores de vinhos do Douro e do Porto e tem como objectivo a reflexão e partilha de experiências e conhecimentos – e insere-se no programa do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’, que estará a decorrer em Vila Nova de Foz Côa entre os dias 30 de Maio e 01 de Junho. As inscrições são gratuitas, mas limitadas aos lugares disponíveis, devendo ser feitas com a máxima antecedência através dos contactos 215 918 087, 215 918 083 ou [email protected].

Programa
09h30 – Abertura
09h40 – A Arquitectura Vinhateira do Vale: Terraços, Patamares e sua Sustentabilidade :: António Magalhães (Fladgate Partnership)
10h10 – Business & Biodiversity: A Actividade Económica Vitivinícola e a Protecção da Biodiversidade e da Paisagem Vitícola Duriense :: José Maria Soares Franco (Duorum Vinhos) e Nuno Vilela (Sinergiae)
11h40 – A Importância das Castas Autóctones :: António Graça (Sogrape)
11h10 – Coffee break
11h30 – A Biodiversidade e o Vinho do Douro :: Rui Soares (Real Companhia Velha)
12h00 – Evolução das Operações Culturais Vitivinícolas no Douro: da Modernidade do Séc. XX para a Sustentabilidade do Séc. XXI :: Fernando Alves (Symington Family Estates)
12h30 – Eno e Eco Turismo no Vale do Douro: Recurso em Crescimento :: Ana Correia (Adriano Ramos Pinto)
13h00 – Debate
13h30 – Encerramento

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Lavradores de Feitoria sugere ‘Quinta da Costa das Aguaneiras tinto 2014’