Palmela - 20º Festival Queijo, Pão e Vinho


Entre 4 e 6 de abril, a localidade de S. Gonçalo, na Freguesia de Quinta do Anjo, concelho de Palmela, vive a 20ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, numa organização da ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida com a Câmara Municipal de Palmela.

O queijo de ovelha – em particular, o afamado Queijo de Azeitão certificado – o pão tradicional e os vinhos regionais são os reis do certame, sempre bem acompanhados da doçaria, do mel, da gastronomia, dos produtos agrícolas e do artesanato, numa montra privilegiada dos saberes e sabores nascidos nestas encostas da Arrábida, candidata a Património Mundial.

Este é, já, anualmente, um espaço de eleição para milhares de visitantes da Área Metropolitana de Lisboa, que aqui encontram um espaço de lazer e descontração para toda a família, em profunda ligação com o mundo rural. Passeios pedestres, de BTT, a cavalo e em charrete, demonstrações de tosquia, as sempre divertidas corridas de ovelhas no “Ovinódromo” e um vasto leque de atividades equestres pela Quinta Barreiros – aulas, batismos equestres, horseball, gincanas e demonstrações – são algumas das propostas do programa, que decorre em paralelo com a XXIV Qualificativa de Machos Reprodutores de Ovinos “Ille-de-France”. Dentro do recinto do Festival, os mais novos podem, também, visitar o Museu do Ovelheiro, com o seu espaço infantil, para contactar com os animais e conhecer as memórias dos pastores desta zona e o ciclo de produção do queijo.

Para quem prefere a degustação, o Auditório conta com um programa variado de provas de vinhos, laboratórios do gosto eshowcookings, em colaboração com os produtores da região. O movimento associativo local proporciona, ainda, muitos momentos de animação, com música, dança e desporto. No domingo, ao meio-dia, a tradição regressa à capela de S. Gonçalo com a missa de campo e a bênção dos rebanhos.

Cerca de meia centena de expositores terão para oferecer o melhor que se faz nesta região, em três dias de festa, a não perder. Entrada diária no valor de um euro.

Mais informação em http://turismo.cm-palmela.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Foz Torto lança novas colheitas