Jantares temáticos e provas comentadas no 1.º ‘Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada’


‘Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada 2013’ – um evento que visa promover o que de melhor há na região e que se realiza nos dias 13, 14 e 15 de Setembro, no Centro de Alto Rendimento - Velódromo Nacional, em Sangalhos (Anadia) – é tempo de anunciar novidades no que toca aos jantares temáticos e às provas comentadas, actividades inseridas no certame.

O melhor da gastronomia e do vinho da região bairradina vai estar em destaque nos dois jantares temáticos. Com lugar marcado para as 20h00, no restaurante das instalações do evento, cada jantar tem um custo de € 35,00 por pessoa. Na sexta-feira, dia 13,o foco vai para os "Sabores do Mar". Sob a batuta do talentoso chefe Gonçalo Soares (responsável pelo restaurante Magnum, em Oliveira do Bairro, que se destaca pelo peixe fresco da costa de Aveiro) vão ser apreciados os sabores típicos do litoral bairradino, como as fritadas de peixe ou o ensopado de rodovalho, acompanhados por uma selecção dos melhores espumantes, brancos e tintos da Bairrada, que vão ser apresentados pelo critico gastronómico Fernando Melo. No Sábado, dia 14, o tema é "Sabores da Terra". Como não podia deixar de ser, o leitão, a mais emblemática iguaria da região, vai ser o rei da mesa. Ninguém melhor do que o chefe Vidal Agostinho – talvez o mais prestigiado assador da região – para o oficiar no forno (assado) e no tacho (de cabidela). Um momento de puro prazer gastronómico harmonizado com grandes vinhos e espumantes da região, comentados pelo crítico gastronómico Luís Antunes.

No que toca às provas comentadas por especialistas, todos eles integrantes do painel de provas da Revista de Vinhos, são três e todas sob o mote “Bairrada de Excelência”: os espumantes abrem as hostes, sendo a prova conduzida por João Paulo Martins no dia 13, às 18h00; seguem-se os brancos pelas mãos de João Afonso no dia 14, às 16h00; e fecham o ciclo os vinhos tintos, sob a orientação de Nuno Oliveira Garcia no dia 15, às 16h00. As provas comentadas estão abertas ao público mediante o pagamento de € 5,00 por pessoa.

As inscrições para os jantares e provas comentadas são obrigatórias e podem ser feitas através dos contactos 214 369 500 ou [email protected].

Saboreie cada momento no ‘Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada’

Para além das iniciativas acima referidas, o ‘Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada 2013’  vai ter uma feira, com uma mostra dos melhores produtos vínicos e gastronómicos da região. Em destaque vão estar os espumantes e vinhos – tintos, brancos e rosés – da região da Bairrada, as águas, o leitão (uma das melhores iguarias da região; eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa), o bacalhau, a carne Marinhoa, as conservas, a flor de sal, o pão da Mealhada, e doces regionais como os ovos-moles de Aveiro, os Amores da Curia, as queijadas de Águeda, o bolo da Páscoa, o bolo de Anadia, o sorbet de espumante, entre muitos outros.

A entrada na feira é gratuita e os horários variam consoante as datas: das 17h00 às 22h00 na sexta-feira (13); das 15h00 às 22h00 no Sábado (14); e entre as 15h00 e as 20h00 no Domingo (15).

Este evento tem como objectivo potenciar as fileiras da vinha, do vinho, da gastronomia e do turismo da região bairradina. O convite é para que venha com tempo para saborear cada um destes prazeres, ao mesmo tempo que (re)descobre a cultura, a natureza e o bem-estar que o concelho tem para oferecer.

A organização está a cargo do Turismo do Centro de Portugal, da Comissão Vitivinícola da Bairrada e do Município de Anadia, sendo a produção da Revista de Vinhos. O evento conta ainda com os apoios da Rota da Bairrada, do Instituto da Vinha e do Vinho e da Viniportugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Foz Torto lança novas colheitas