Vinexpo com forte presença portuguesa


A Vinexpo apresenta-se como um mundo de oportunidades para os vinhos portugueses. Mais de 50 produtores nacionais participam nesta mostra internacional de referência, que se realiza de 16 a 20 de Junho, em Bordéus, em França, focados em promover o vinho português e desenvolver bons contactos que lhes permitam incrementar exportações, reforçando o posicionamento nos principais mercados.

São esperados 48 000 visitantes e os vinhos portugueses vão partilhar o palco com mais 2 300 produtores de todo o mundo, dos quais a maioria franceses. Nesta feira internacional, líder de exposição de vinho e bebidas espirituosas para profissionais, os vinhos portugueses pretendem reforçar a marca Portugal junto do públicotrade, fortalecer a relação com jornalistas e potenciar a notoriedade da marca no mercado francês.

“A Vinexpo é mais um evento âncora no qual os vinhos portugueses devem continuar a marcar presença. Interessa apresentar os nossos vinhos ao público trade, pois estes são conquistados pela consistente qualidade dos nossos vinhos, e pretendemos captar a atenção dos profissionais para o carácter gastronómico e a diversidade dos nossos vinhos“ realça Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal.  

“As exportações são o grande desígnio dos vinhos portugueses. Bem posicionados nos principais mercados, os vinhos portugueses almejam conquistar o trade e a crítica dos mercados importadores. As metas traçadas apontam para um crescimento consistente das exportações na ordem dos 14% em valor até 2014.A Vinexpo juntamente com a Prowein são as duas principais feiras internacionais onde a marca Wines of Portugal reforça a sua presença” afirma o mesmo responsável.

No âmbito da participação na Vinexpo, a ViniPortugal organiza seis seminários, a realizar nos dias 17, 18 e 19 de Junho. Centrados nos vinhos portugueses, os colóquios pretendem informar e aconselhar os visitantes, oferecendo-lhes uma visão ampla da cultura do vinho em Portugal.

Temas dos seis seminários, dois focalizados em cada tema:
- Os vinhos portugueses aliam a tradição às novas tendências. Dois seminários que oferecem aos participantes a oportunidade de descobrirem alguns dos melhores vinhos portugueses, distinguidos em concursos internacionais de referência, e realçam a qualidade e a crescente reputação do vinho português. 
- Os grandes vinhos portugueses: coleção pessoal de Robert Joseph. Dois seminários maioritariamente consagrados às especificidades e às características dos vinhos apresentados. Uma viagem ao coração da cave de Robert Joseph, polvilhada de histórias interessantes e várias descobertas.
- Os vinhos portugueses e a gastronomia: Estes seminários afirmarão os vinhos portugueses como gastronómicos e focarão a harmonização do vinho com a gastronomia. Como conciliar um vinho com uma determinada comida ou quais os detalhes que não devem ser negligenciados: estas são algumas das questões que serão abordadas nestes colóquios que conduzirão os participantes numa descoberta contextualizada dos vinhos portugueses.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Foz Torto lança novas colheitas