Virgin Consumer - a novidade como prioridade


De acordo com as tendências na área da economia, fala-se num novo conceito de consumidor, o Virgin Consumer, ou seja, aquele que não conhece muito acerca dos produtos, serviços ou marcas que vê todos os dias, mas que tem uma forte propensão para a experimentação. Transpondo o conceito para o sector dos vinhos, o qual apresenta um mercado repleto de marcas, facilmente percebemos que muitos dos consumidores com que nos deparamos são sem dúvida Virgin Consumers.

A apetência para experimentar novos vinhos, a percepção de que o consumo de novidades irá estimular as suas vidas, levam a uma procura incessante não só de novos vinhos, como de informações acerca dos mesmos. Com a informação cada vez mais disponível, com a troca de impressões e opiniões cada vez mais intensa, o risco percebido diminui e a confiança aumenta na aquisição de vinhos. O nível de exigência para este tipo de consumidor torna-se igualmente elevado, uma vez que acredita que tudo o que é novo terá que ser melhor do que as marcas antigas.

A forma de adequar os vinhos aos Virgin Consumers passa por adequar o produto ao consumidor, apostando na simplicidade e na transmissão de uma mensagem clara e directa. Fazer com que o consumidor perceba facilmente o seu posicionamento, e as suas vantagens relativamente à concorrência. Por outro lado, caso se verifique que o vinho se encontra desadequado, numa qualquer vertente, seja na forma de produção, de embalagem ou comercialização, convém efectuar-se uma "reconstrução" do produto, que resolva os problemas diagnosticados. O factor história (ou estória) torna-se também fulcral para prender a atenção dos Virgin Consumers, só uma narrativa muito interessante e com impacto imediato, é que terá alguma hipótese de atingir o objectivo.

Enquanto os consumidores ditos normais, procuram uma relação de alguma estabilidade e durabilidade com a marca, o Virgin Consumer fugirá completamente desse estereótipo. Saiba respeitar essa característica, propondo os seus vinhos de forma descontraída e sem compromisso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Foz Torto lança novas colheitas