Vinhos Portugueses à conquista da China




Um total de 56 produtores portugueses estarão na China para participar na Vinexpo Asia-Pacific, a maior feira internacional de vinhos da Ásia, e na Top Wine 2012, o maior evento de vinhos da China, através da marca Wines of Portugal, gerida pela ViniPortugal. A Vinexpo terá início hoje em Hong Kong, prolongando-se até 31 de Maio, e a Top Wine decorrerá em Pequim, de 4 a 6 de Junho.

China e Macau são o quinto principal mercado dos vinhos nacionais, fora do espaço europeu, não incluindo os vinhos do Porto e Madeira, com um valor de 13,7 milhões de euros, e um dos alvos prioritários da produção nacional. Em 2011 assistiu-se a um aumento de 80% do valor de exportações de vinhos nacionais para este mercado. A ViniPortugal estabeleceu o objectivo de promover o crescimento das exportações de forma a atingir o volume de vendas de 25 milhões de euros em 2014, abrangendo Hong Kong e Macau.

“O aumento de vendas tão expressivo registado em 2011 demonstra o grande dinamismo dos vinhos portugueses no mercado chinês e de Macau. O interesse deste mercado pela nossa produção, assim como a excelente receptividade dos nossos vinhos na Vinexpo 2012, são muito significativos e nestes dois eventos teremos oportunidade de mostrar a singularidade, qualidade e diversidade dos vinhos portugueses”, afirma Jorge Monteiro, Presidente da ViniPortugal. “Os nossos vinhos estão melhores do que nunca. Os visitantes dosstands da Wines of Portugal irão certamente apreciar os novos produtos que temos para apresentar”, acrescenta.

O principal objectivo da presença portuguesa nos dois eventos é promover o acesso dos vinhos nacionais ao mercado chinês e alargar os canais de distribuição existentes, através do contacto dos produtores com os distribuidores locais, importadores, sommeliers, jornalistas e consumidores presentes o evento.

A Vinexpo Asia-Pacific contará com a presença de 30 produtores portugueses de várias regiões demarcadas. Os visitantes poderão conhecer diversas variedades de vinhos, representativas de cada região, e participar em provas, organizadas conjuntamente pela Wines of Portugal e pelos produtores. O evento reunirá, ao todo, 1000 expositores de 28 países.

Na Top Wine 2012, 26 produtores irão apresentar vinhos do Douro, Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Região dos Vinhos Verdes e Alentejo, entre outras. As diversas propostas poderão ser degustadas numa prova de vinhos incluída no seminário “Challenge your Senses, Enjoy the Complexity (Mude os seus sentidos, saboreie a complexidade)”, promovido pela Wines of PortugalA iniciativa será liderada pela reputada personalidade da área dos vinhos Wendi Ki, do centro de formação chinês Ease Scent Wine Education.

No âmbito da presença portuguesa na China destaca-se ainda o facto de Portugal ser o grande vencedor dos China Wine Awards 2012. Esta competição internacional, que teve lugar no início do ano, foca-se nas preferências dos consumidores chineses. A produção nacional conquistou 32 medalhas, incluindo duas Double Gold, a maior distinção atribuída no concurso, e 12 de ouro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Foz Torto lança novas colheitas