Vinhos portugueses no telemóvel


O Portal Infovini (www.infovini.com) disponibiliza conteúdos para plataformas móveis, permitindo aos apreciadores de vinho obter informações e efectuar pesquisas através do telemóvel sobre rotas do vinho ou marcas de vinhos.

O Infovini, portal on-line de promoção e divulgação do vinho português desenvolvido pelo INEGI, permite aos seus utilizadores aceder a conteúdos recorrendo a plataformas móveis. Com esta nova opção qualquer utilizador poderá obter informações sobre pesquisa de vinhos e rotas do vinho esteja onde estiver. Para tal basta aceder ao Infovini e descarregar para o telemóvel os conteúdos disponíveis. A disponibilização dos dados é obtida sob a forma de aplicações desenvolvidas em Java ME que, consoante os pedidos de informação do utilizador, transferem e apresentam dados contactando Web Services. Actualmente são três as áreas às quais os utilizadores têm acesso: “Uma Ocasião, um Vinho”; “Pesquisa de Vinhos” e “Rotas do Vinho”.

Informação sobre vinhos em qualquer lugar
Os utilizadores podem pesquisar os cerca de 8 mil vinhos do portal, segundo um conjunto de atributos considerados mais relevantes, tais como nome, produtor, casta, tipo de vinho, região, colheita/idade. Esta pesquisa está também integrada com a aplicação “Uma Ocasião, um Vinho”, que fornece ao utilizador uma lista de sugestões acerca dos vinhos mais apropriados para uma determinada ocasião. Essa ocasião é uma combinação entre a situação (romântica, festa, convívio, entre outras) e o tipo de refeição (carne, peixe, saladas, entre outros).

A implementação desta nova funcionalidade do Infovini, adaptada a dispositivos móveis, é considerada prioritária já que pode ser de grande utilidade, tanto para apreciadores como para o público em geral, dispor de um catálogo que permita pesquisar por vinhos e visualizar algumas das suas informações em qualquer lugar.

Rotas do Vinho no telemóvel
O desenvolvimento de uma aplicação móvel dedicada às “Rotas do Vinho” é uma das opções mais úteis ao utilizador, uma vez que lhe oferece a possibilidade de consultar percursos sem aceder a um computador com internet (um exemplo típico dessa situação ocorre quando se está a viajar e se pretende saber quais as quintas de enoturismo a visitar numa região), nem a um dispositivo de navegação por satélite. Os itinerários disponíveis surgem numa lista que permitem ver as imagens das rotas através do Google Maps no dispositivo móvel, proporcionando ao utilizador uma experiência próxima daquela que tem quando acede ao portal a partir de um computador pessoal.

Infovini
O Infovini - Vinhos de Portugal é um portal que divulga e promove o vinho português, bem como a cultura do sector, quer a nível nacional quer internacional. Actualmente com cerca de 8 mil vinhos na sua base de dados o Infovini disponibiliza informações sobre os vinhos portugueses mas também sobre as regiões vitícolas ou o enoturismo, entre outras, tudo disponível em www.infovini.com.

O Infovini é apoiado financeiramente ao abrigo de um protocolo de colaboração entre o Instituto da Vinha e do Vinho, I.P., o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. e o INEGI para desenvolvimento e gestão do Portal Infovini

in "hipersuper"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Foz Torto lança novas colheitas