Vinhos tintos: Os Preferidos


Numa sondagem feita neste blog, e que se revelou inacabada devido a uma alteração no design do mesmo, em que por pura incauçao, se acabou por perder, e em que se questionavam os nossos visitantes sobre o tipo de vinho preferido, os vinhos tintos traduziam já uma ampla vantagem sobre os restantes.

Este resultado não representa qualquer tipo se surpresa, uma vez que é público e notório que os gostos dos consumidores portugueses (e não só) apontam para uma preferência pelos vinhos tintos.

As explicações podem ser de variada ordem, mas assentam sobretudo nos pilares culturais, nomeadamente no que toca aos hábitos gastronómicos dos povos mediterrânicos, mas também no mito (com algum fundamento) de que o vinho tinto é benéfico para a saúde, levando assim vantagem em relação aos outros. A própria produção de vinhos tintos é sem dúvida bastante superior em relação às outras variedades, o que torna a oferta desigual.

Convém no entanto referir que o consumo de vinhos brancos e rosés tem vindo a aumentar substancialmente e a reduzir distâncias em relação aos tintos. Em países como Reino Unido ou EUA o consumo é já praticamente repartido em partes iguais, no que se refere aos vinhos tintos e brancos. Sinais de mudança que devem fazer reflectir os produtores nacionais, antecipando desde já as tendências do mercado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um novo patamar de alta gastronomia

Symington sugere cinco presentes

Foz Torto lança novas colheitas