Balanço do Dão Vinhos e Gourmet em Albufeira

Como já tinha noticiado anteriormente, decorreu nos dias 13 e 14 de Junho no Inatel de Albufeira o evento Dão Vinhos e Gourmet. A organização foi da responsabilidade da CVR do Dão e a produção da Essência do Vinho - Revista Blue Wine.

Começando pelos pontos positivos, podemos referir que a localização, mesmo em frente á praia era óptima, o espaço também era aceitável, e o próprio evento em si estava bem pensado e programado.

Quanto aos pontos negativos podemos referir a diferença entre o público alvo que se pretendia atingir, e aquele que realmente afluiu ao evento. Se a intenção era fazer uma ligação entre os vinhos do Dão e um público jovem, com o objectivo de rejuvenescer a imagem da região, então o objectivo não foi concerteza atingido, uma vez que o público que aderiu à iniciativa era maioritariamente da faixa etária mais velha, o que se compreende pelo local e pelos habituais hóspedes do Inatel.

Por outro lado, e infelizmente para a organização, o Município de Albufeira não se quis associar ao evento, o que é lamentável para um município que devia ser mais sensível a estas questões. A existência de obras no local, completamente impeditivas de uma maior afluência ao evento foi outro dos azares com que a organização se deparou.

Resumindo iniciativas como estas são de louvar e são essenciais para a imagem dos vinhos do Dão, mas é necessário aprender-se com as experiências e tirar as devidas conclusões, para que nos próximos eventos não se cometam os mesmos erros.

Uma das questões mais graves tem a ver com o facto de os comunicados de imprensa, e os órgãos (nomeadamente as revistas) que fazem a cobertura deste tipo de eventos escamotearem normalmente os aspectos negativos, e chegarem normalmente à conclusão errada de que o evento foi um grande sucesso. Exige-se maior rigor !

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Essência do Vinho assinala 15 anos

Nova Loja Gourmet no Colombo - Heart Experience

13 medalhas para vinhos portugueses exclusivos do Lidl