Quinta do Gradil recebe o 18º jantar Endògenos

Dia 17 de Novembro, às 19h30, o restaurante Quinta do Gradil recebe o 18º jantar Endògenos. Desta vez os mentores do projeto desafiaram o Chef Daniel Sequeira, que desenvolve neste espaço, situado na zona oeste, o seu conceito gastronómico focado principalmente nos produtos locais da região.

Desde o início do ano que o Chef Daniel Sequeira e os mentores do Endògenos – António Alexandre e Nuno Nobre – investigam e desenvolvem um menu de degustação com este produto. O desafio tem como objetivo aproveitar a chegada das primeiras chuvas, que faz nascer algumas ervas muitas vezes mal amadas e esquecidas nos campos. Ervas como a urtiga, que tem importantes propriedades antioxidantes e nutritivas. A proximidade da serra de Montejunto à Quinta do Gradil forma um ecossistema propício para o crescimento deste tipo de ervas. 

O menu de seis pratos, com harmonização vínica incluída (35€ por pessoa), desafia os participantes a conhecer esta erva que será valorizada com outros produtos locais:

Não respire
Pão, Cavala, Cabra e Leitão

Quente e picante
Canja de coelho
Castanhas, cogumelos shitake e urtigas

Bacalhau tinto em urtigas 
Urtigas, grão de bico, urtigas, lombardo e sames

Javali nas urtigas
Marmelos, broa de milho, feijão canário, manteiga de cabra e mel

Doces e picantes
Torta de urtigas, compota de dióspiro, gelatina de espumante e frutos do bosque

O Endògenos, criado em 2013 por Nuno Nobre, consultor em gastronomia e turismo na Nuno Nobre Consultoria, e António Alexandre, chef executivo do Lisboa Marriott Hotel, é um projeto que promove a preservação e valorização dos produtos locais portugueses, produtores e suas origens. Organiza tertúlias, menus tradicionais e jantares fine dinning que reúnem produtores, cozinheiros, chefs, jornalistas, líderes de opinião, enólogos e empreendedores.

Comentários