Herdade do Peso lança dois vinhos tintos excecionais





A Herdade do Peso, propriedade de características únicas na região da Vidigueira e berço dos melhores vinhos do Alentejo da Sogrape Vinhos, apresenta, em simultâneo, dois tintos excecionais – o Ícone 2014 e o Essência do Peso 2015 –, demonstração do elevado nível de excelência atingido nas suas vinhas e adega, fruto do saber acumulado pela sua equipa de enologia e viticultura e dos importantes investimentos realizados nos últimos vinte anos, nas mais evoluídas soluções tecnológicas.

“Estamos a colher os frutos da forte aposta realizada na Herdade do Peso”, sublinha João Gomes da Silva, Administrador da Sogrape Vinhos, sustentando que “estes dois topos de gama agora chegados ao mercado são reveladores do fantástico potencial que a Sogrape hoje detém na região do Alentejo”.

De facto, a Herdade do Peso acolhe as mais inovadoras condições de exploração da vinha e a mais sofisticada tecnologia na adega, sobressaindo a implantação de um método de viticultura de pormenor – processo que inclui a microzonagem, ou seja, a identificação, por métodos científicos, dos melhores talhões de vinha e, em cada talhão, das melhores zonas para a produção de determinados tipos de vinhos, bem como, por exemplo, um sistema computorizado de rega que assegura o mais correto aproveitamento de um bem tão escasso como é a água.

É pois este ambiente de diálogo profícuo entre a Ciência, a Experiência e uma Natureza pródiga que permite hoje tornar cada vez mais consistente a produção de vinhos únicos e preciosos na Herdade do Peso, como é o caso dos dois tintos de qualidade superior que agora se apresentam.


O Ícone está de volta!

A chegada ao mercado de um vinho de edição limitada é sempre motivo de celebração. Festejemos pois a apresentação da referência máxima da Herdade do Peso, o Ícone, que agora se mostra pela segunda vez aos consumidores mais exigentes.

O Herdade do Peso Ícone Tinto 2014 vem corresponder ao desejo de quantos testemunharam o aclamado sucesso na estreia deste icónico tinto, então nascido da excelente colheita de 2007 e logo considerado pela crítica como uma preciosidade da viticultura alentejana.

Com sete anos de intervalo, o que diz bem dos apertados critérios de exigência da equipa de enologia da Herdade do Peso, eis que o Ícone está de volta para deleite de quem aprecia vinhos extraordinários, declarados apenas em anos de qualidade máxima e evidente.

“A Natureza facultou-nos as condições perfeitas para uma vindima de 2014 muito prometedora. O resultado foi este vinho raro que orgulha quem o faz e emociona quem o bebe”, refere Luís Cabral de Almeida, o enólogo que assina o Herdade do Peso Ícone Tinto 2014, sublinhando que estamos perante um tinto que representa a plena afirmação do elevadíssimo potencial da viticultura da alentejana Herdade do Peso, enquadrando-se também na estratégia da Sogrape Vinhos oferecer um vinho superlativo nas diversas regiões onde marca presença.

Vinificado a partir das uvas dos melhores talhões de Alicante Bouschet (96%) e Syrah (4%), este Herdade do Peso Ícone Tinto 2014 estagiou cerca de 12 meses em barricas de carvalho francês de diversas idades e tanoarias, tendo posteriormente estagiado em garrafa a temperatura controlada (15°C) durante cerca de 18 meses.

Na nota de prova temos um vinho com cor profunda, aroma muito complexo com notas ainda de alguma fruta preta, como amoras, mas principalmente de nuances mentoladas, folha de tabaco e pimenta negra. Na boca apresenta uma excelente estrutura e equilíbrio. Taninos presentes, mas sedosos, de grande qualidade. Final muito longo e complexo.

Dada sua grande complexidade, este Ícone 2014, que vai evoluir muito bem por 10-15 anos, é ideal para acompanhar pratos de carne elaborados e caça.

O Herdade do Peso Ícone Tinto 2014, do qual foram produzidas 6.655 garrafas, vai estar disponível no mercado a partir de novembro de 2017 com um PVP recomendado – indicativo e não vinculativo – de 85,00€.


Essência do Peso 2015

Criado para proporcionar a experiência única de desfrutar de um vinho que expressa a essência da Herdade do Peso e dos seus terroirs, Essência do Peso Tinto 2015 apresenta-se como a nova edição de um vinho que se quer único e distinto a cada ano.

Assente neste princípio, a colheita agora lançada nasce das uvas da casta Alicante Bouschet, provenientes de dois talhões da herdade (nºs 2 e 4) com tipos de solo diferentes e que deram origem a vinhos distintos que se juntaram no lote final.

Segundo Luís Cabral de Almeida, o enólogo da Herdade do Peso, “do lote nº 2 saiu um vinho com aromas a fruta vermelha madura, gordo e de cor profunda, enquanto o outro lote deu origem a um vinho em que se destacavam a acidez, uma maior estrutura tânica e um longo final”.

A nota de prova deste Herdade do Peso Essência do Peso 2015 revela-nos um tinto de cor vermelho-granada, muito intensa. Grande intensidade e complexidade aromática dominada por componentes de frutos pretos muito maduros, como amora e ameixa preta. Denso na boca, com taninos de grande qualidade, acidez equilibrada, final intenso e longo. Um vinho poderoso e ao mesmo tempo elegante.

Após a fermentação, os vinhos foram transferidos, separadamente, para barricas novas (30%) e usadas (70%) de carvalho francês, onde estagiaram cerca de 12 meses até se fazer o lote final. Ao engarrafamento, num total de 6.600 garrafas, seguiu-se um estágio a temperatura controlada (15°C) para se atingir o equilíbrio adequado ao consumo.

O Essência do Peso 2015 está pronto a ser consumido, mas atingirá a sua plena qualidade quatro a cinco anos após a colheita, podendo evoluir positivamente durante vários anos. A grande elegância e equilíbrio deste vinho fazem dele o acompanhamento perfeito para os saborosos pratos de carne da rica gastronomia alentejana.

O Herdade do Peso Essência do Peso 2015 vai estar disponível no mercado a partir de novembro de 2017 com um P.V.P. recomendado – indicativo e não vinculativo – de 22,50€.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...