De 27 a 30 de Outubro todos os caminhos vão dar à FIL


São 17 os anos de experiência que a equipa de Luís Lopes e João Geirinhas, ex-directores da Revista de Vinhos e, agora, directores e co-proprietários da Grandes Escolhas, tem na realização do maior evento vínico do país. Um acontecimento muito esperado e que este ano muda de nome, de data e de local. O ‘Grandes Escolhas - Vinhos & Sabores’ vai ter lugar de 27 a 30 de Outubro de 2017, no Pavilhão 4 da FIL - Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, onde o maior interface de transportes é uma mais-valia para profissionais, enófilos e amantes da herança do deus Baco e da comida regional que atravessa Portugal de lés-a-lés. É caso para dizer que os mais de 6.000 m2 eleitos vão proporcionar uma experiência de ‘Vinhos & Sabores’ à Grande(s Escolhas)!

Com incidência na interacção entre o público e os especialistas (considerando os produtores e os críticos da revista Grandes Escolhas), o evento conta com a inscrição de centenas de produtores e uma agenda preenchida por conversas sobre vinhos, pequenas provas, masterclasses. Isto a juntar a um novo conceito à volta dos ‘Sabores’, e a novas perspectivas para os expositores, com a possibilidade de agendarem reuniões de tra­balho in loco. Esta vertente profissional também está patente na atenção dada às exportações: com foco, este ano, no mercado suíço, de onde se espera a visita de profissionais, sommeliers e compradores, para quem estão agendadas masterclasses e outras acções específicas. Por outro lado, a realização de umworkshop de apresentação deste mercado para os produtores portugueses, no dia 30, segunda-feira, completa o círculo desta aposta internacional.

Munida de uma vasta experiência em matéria de eventos ligados ao vinho desde o ano de 2000, a equipa que conduz o certame ‘Grandes Escolhas - Vinhos & Sabores’ prepara uma multiplicidade de acções com o propósito de abranger diferente públicos, ou seja, desde os conhecedores aos que estão a iniciar o gosto pelos néctares de Baco, com o conforto que merecem. Um óptimo pretexto para adquirir aqueles vinhos para a Consoada e presentear os amigos e familiares que tanto ama.


Os momentos vínicos demarcam a versatilidade da feira

Para começar esta “degustação” vínica há que falar no Concurso ‘Grandes Escolhas’, que vai contar com um painel de jurados composto por jornalistas,sommeliers, responsáveis de compras e restauradores e cuja finalidade é a eleição dos melhores vinhos da feira.

O ex-libris do ‘Grandes Escolhas - Vinhos & Sabores’ são as chamadas ‘Grandes Provas’, um conjunto de masterclasses para verdadeiros apreciadores, orientadas por críticos de prestígio ou por produtores de referência, as quais estão sujeitas a inscrição. Na lista de nomes estão confirmados Álvaro de Castro, nome maior na região do Dão; Mário Sérgio Nunes, da Quinta das Bágeiras, expoente dos Bairrada clássicos; João Portugal Ramos, reconhecido enólogo e produtor de vinhos em várias regiões do país; António Agrellos, criador dos grandes Porto e Douro da Quinta do Noval; Anselmo Mendes, enólogo e produtor, o “mestre do Alvarinho” de Monção e Melgaço; David Guimaraens, director de enologia da Taylor’s e outras marcas do grupo The Fladgate Partnership; Domingos Soares Franco, administrador e enólogo de José Maria da Fonseca, onde nascem grandiosos Moscatel de Setúbal; bem como os champanhes Deutz, adega bicentenária da emblemática região de Champagne, em França. Um dos momentos altos será, sem dúvida, a prova intitulada “As Escolhas Dirceu Vianna e Luís Lopes”, onde estes especialistas apresentarão um conjunto de vinhos de sonho.

Outra das iniciativas é um desafio dirigido a todos os visitantes: ‘Prove Connosco’. Uma sucessão de pequenas e informais provas de 15 minutos, de livre acesso, nas quais a conversa gira sempre à volta de dois vinhos comentados à vez pelos jornalistas e críticos da revista Grandes Escolhas. No fim, está “aberto” o tempo para o debate.

O receituário nacional estará à prova dos grandes apreciadores da boa comida, com o objectivo de dar a conhecer pequenos tesouros de uma cozinha tão rica e viajada de Norte a Sul de Portugal. O ‘Grandes Escolhas - Vinhos & Sabores’ dá ainda lugar aos novos conceitos de cozinha que, nos últimos anos, também tem vindo a dar que falar – e a provar – pelo País fora: o Street Food.

É desejo da organização tornar aquela que será a maior mostra do vinho português num espaço aberto a novos consumidores, usando novas linguagens e diferentes abordagens. A apresentação de um layout inovador dos stands e de um novo desenho na arrumação do espaço e na circulação dos visitantes encaixam também neste objectivo.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...