Vinhos de Portugal na ProWein 2017


ProWein


A Prowein volta a receber a promoção de vinhos portugueses, entre os dias 19 e 21 de Março, neste que é o maior evento no sector vitivinícola na Europa, realizado em Dulsseldorf. Nesta edição serão apresentadas os novos projectos de vinicultores nacionais e as tendências do vinho em Portugal, com a participação de mais de 350 produtores. Este ano o espaço da ViniPortugal conta com uma área destinada aos vinhos nacionais superior à de 2016, com 1011 m2, onde haverá uma zona de degustação de vinhos premiados e um programa com seminários de temas variados.
 
Portugal está posicionado entre os países vinícolas com importante interesse no cenário internacional e continua registrar um crescimento consistente no mercado alemão. As exportações de vinhos tranquilos aumentaram 9,7% mas por via da queda dos licorosos, em particular o Porto, as exportações de todos os tipos apenas aumentaram 1,7%. A Alemanha é atualmente o segundo mercado em termos de valor de importação, logo após os Estados Unidos
 
No stand da ViniPortugal na Prowein, a zona de degustação gratuita (Hall 10 / C02) oferece este ano aos visitantes mais de 80 vinhos seleccionados, premiados em concursos e provas nacionais e internacionais. Os visitantes terão a oportunidade de falar e reunir-se com os produtores de vinhos nas inúmeras zonas de apresentação individuais.
 
A programação inclui ainda cerca de 20 seminários constituídos por temas variados dirigidos a diferentes públicos-alvo da gastronomia, comércio e imprensa. Os painéis contarão com palestrantes de renome internacional, como Caro Maurer MW ou Justin Leone, sommelier no restaurante Tantris. Destaque ainda para Christina Fischer e Patrick Jabs que abordarão a harmonização com vinhos portugueses, apresentando pratos que combinam com os vinhos Portugueses. Para quem busca novas tendências destaque para o seminário "Jovens Enólogos - Tradição Viva Através da Inovação".
 
Entre os oradores nacionais ênfase para António Graça que abordará "Portugal Mundo da diferença" e para o seminário da “Wine and Moderation”, que abordará a questão do consumo do vinho e da responsabilidade Social.

 

Programa

 

Domingo, dia 19 de Março

19/03/17

10.00 “Vinhos Brancos e Especialidades de Lisboa” com David Schwarzwälder, jornalista e especialista em vinhos portugueses.

11.00 “1 + 1 = 3 - Castas portuguesas como solistas e em coro” com Caro Maurer Master Wine, jornalista de vinho.

12.00 “Madeira, uma vasta gama de vinhos únicos” com Bárbara Spínola, Chefe da Divisão de Promoção do Vinho da Madeira.

13.00 “A identidade própria do vinho tinto de Portugal - Vinhos tintos característicos das variedades Touriga” com David Schwarzwälder, jornalista e especialista em vinhos portugueses.

14.00 “Vinhos tintos que tocam minha alma” com Justin Leone, Sommelier.

15.00 “Vinhos espumantes de Portugal” com Sebastian Bordthäuser, Sommelier e escritor de vinhos.

16.00 “Portugal é um Mundo de Diferenças: Uma História do Oeste” com António R. Graça, enólogo, fundador e diretor do PORVID - Associação Portuguesa para a Diversidade da Grapevine.

17.00 “Jovens Enólogos: Aumento da tradição através da inovação” com Sofia Salvador, formadora de Vinhos de Portugal.

 

Segunda-feira, dia 20 de Março

10.00 “Vinhas Familiares de Lisboa @lisbonfamilyvineyards” com Sandra Tavares, James Frost, António Maçanita e Francisco Bento dos Santos.

11.00 “Ao longo da costa atlântica - do Vinho Verde ao Algarve” com Caro Maurer Master Wine jornalista vitivinícola.

12.00 “Vinhos brancos da região do Dão” com David Schwarzwälder, jornalista e especialista em vinhos portugueses.

13.00 “Vinhos tintos portugueses - Grandes companheiros da gastronomia” com Christina Fischer, Sommelière e escritora de vinhos e Patrick Jabs, Chefe e autor.

14.00 “Vinhos tintos de Lisboa” com David Schwarzwälder, jornalista e especialista em vinhos portugueses.

15.00 “Vinhos brancos que tocam minha alma” com Justin Leone, Sommelier.

16.00 “Os emocionantes segredos desconhecidos da Península de Setúbal” com Joel B. Payne, jornalista e membro fundador do Grande Júri Europeu.

17.00 “A vinificação sustentável em Portugal inova a tradição” com António R. Graça, enólogo, fundador e diretor do PORVID - Associação Portuguesa para a Diversidade da Grapevine.

 

Terça-feira, dia 21 de Março

10.00 “Altitude Wines” com Sofia Salvador, formadora da Vinhos de Portugal

11.00 “Vinhos Orgânicos - Descobertas de Portugal” com David Schwarzwälder, jornalista e especialista em Vinhos Portugueses

12.00 “Conheça o Mundo dos melhores Moscatéis de Setúbal” com Joel B. Payne, jornalista e membro fundador do Grande Júri Europeu.

Comentários