quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Vinhos portugueses no Top 100 e Top 100 Values da Wine Spectator


Vinhos


A mais prestigiada revista norte-americana Wine Spectator destaca os Vinhos de Portugal nas suas listas de “melhores do ano” e que resultam dos milhares de vinhos de todo o mundo provados ao longo do ano.
 
A qualidade dos vinhos nacionais voltou a ser reconhecida pela Wine Spectator que incluiu quatro vinhos na lista Top 100 (os melhores) publicada em Dezembro de 2016 e outros quatro na mais recente lista Top 100 Values (um equivalente “às melhores compras”), na edição de Janeiro/Fevereiro de 2017.
 
Numa análise global do ano de 2016, (incluindo as diversas classificações) o editor Mich Frank da Wine Spectator realça Portugal, referindo que “dos 473 vinhos de Portugal provados, 43% foram classificados com 90 pontos ou mais, testemunho da crescente qualidade dos vinhos de mesa.” De notar que dos 18.055 vinhos provados apenas 1% foram considerados “outstanding” quando Portugal teve 3% daqueles 473. Na segunda categoria “classic” a média foi de 35%, mas com Portugal a obter 40% ficando ao nível da França e apenas ultrapassado pela Áustria e Alemanha. 
 
Quanto à lista do Top 100 Values a Wine Spectator explica “Porque os editores da Wine Spectator provam de forma cega, avaliam a qualidade sem qualquer conhecimento do preço. Adoram encontrar excelentes vinhos e ainda mais descobrir que esses vinhos são acessíveis. Uma das nossas principais tarefas é sugerir aos nossos leitores vinhos de alta qualidade a bons preços e destacamos estes vinhos de muitas maneiras ao longo do ano.”
 
Se na lista Top 100 os quatro vinhos portugueses foram avaliados com pontuação entre os 90 e os 94 pontos, agora na Top 100 Values, em que o critério base é a relação preço/qualidade, foram classificados 1236 vinhos com 90 ou mais pontos mas um custo abaixo de US$30. Nesta lista 6% (78 vinhos) são vinhos portugueses, encontrando-se Portugal à frente de países como Argentina, Chile ou até mesmo a Nova Zelândia.
 
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, considera que “é uma confirmação da consistência de qualidade dos vinhos portugueses e este reconhecimento é fundamental para que os profissionais, sejam importadores, distribuidores ou restaurantes, se mostrem cada vez mais abertos a incluírem nas suas listas os Vinhos de Portugal. Apesar deste reconhecimento pela revistas da especialidade o caminho junto dos decisores de compra não é fácil e é ainda longo”.

Listas da Wine Spectator

TOP 100

46º Quinta de Cabriz, Dão, Tinto, 90 pontos

50º Evel, Douro, Tinto, 90 pontos

69º CARM Douro Reserva, 91 pontos

80º Quinta Vale de D. Maria, Douro, Tinto, 94 pontos

TOP 100 VALUES

Rich Whites

Planalto, Reserva, Douro, Branco, 88 pontos.

Monte Velho, Alentejo, Branco, 88 pontos

Quinta de Cabriz, Dão, Branco, 89 pontos

Big reds

Casa de Santar, Dão, Tinto, 89 pontos.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...