Vinhos “alumni UTAD” já têm rostos para 2017


Vinhos


Vinhos


Luís Duarte, Paulo Ruão e Manuel Lobo Vasconcelos são os enólogos a quem caberá a produção da edição 2017 dos vinhos "Alumni" produzidos por antigos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A receita obtida com a venda dos vinhos reverterá integralmente para os serviços de ação social da universidade.
 
Os enólogos e antigos alunos da UTAD Luís Duarte (tinto), Paulo Ruão (branco) e Manuel Lobo Vasconcelos (Porto), receberam o testemunho das mãos de, respetivamente, Jorge Moreira, Jorge Serôdio Borges e Francisco Ferreira, autores dos vinhos “alumni UTAD” da anterior edição, no decorrer da gala que teve lugar, no passado dia 27 de janeiro, nas instalações da UTAD.
 
A Gala começou com uma apresentação da Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho, feita pelo investigador Tim Hogg, que a dirige com o apoio de uma comissão de acompanhamento Advisory Board, naquele que é um projeto multidisciplinar que envolve investigadores das áreas do solo, climatologia e alterações climáticas, ecologia, viticultura, fisiologia, microbiologia, enologia, engenharia e economia.
 
Antes da divulgação dos eleitos para 2017, José Silva Peneda, membro do Conselho Geral da UTAD, e uma das personalidades que esteve na génese do projeto, referiu-se aos antigos e atuais alunos da UTAD como uma “Escola de
 
Campeões”, capaz de levar ao Mundo o que de melhor se faz em Portugal a este nível. Já o reitor da UTAD, António Fontaínhas Fernandes vincou o cariz de responsabilidade social que a marca “alumni UTAD” encerra, revelando que “as receitas geradas através da venda do vinho reverterão na íntegra para os serviços de ação social da UTAD”.
 
A Frasqueira
Houve ainda oportunidade para apreciar a “Frasqueira”, da autoria de António Belém Lima, localizada no restaurante da UTAD, que é uma combinação de Biblioteca (catalogando vinhos alumni Utad) e armazém (guardando os vinhos alumni em temperatura controlada), comportando 1302 garrafas 'empilhadas', que constituem um verdadeiro ato escultórico por trás da montra de vidro único, com 5m de comprido e suportando mais de uma tonelada de carga em temperatura controlada. Nas palavras do consagrado arquiteto, “é uma Frasqueira vaidosa. Exibe 312 rótulos, 312 marcas, 312 enólogos. Em simultâneo amigos e concorrentes, todos 'filhos' da UTAD, numa 'caixa-negra’ que guarda 312 segredos”
 
Criada em 2016, a marca vinhos de autor “alumni UTAD” foi divulgada no mesmo ano no roteiro do Presidente da República e reúne ex-alunos da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, todos eles conceituados enólogos, em torno de uma mesma paixão. A receita da venda dos vinhos reverterá integralmente para os serviços de ação social da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.
 
Todos os anos, três antigos alunos da UTAD das diferentes regiões vitícolas são responsáveis pela produção de um vinho tinto, um vinho branco e um vinho do Porto.
 
Os escolhidos ‘alumni’ 2017 são:
 
Tinto: Luís Duarte, enólogo da Herdade dos Grous que tem desenvolvido a sua atividade nas regiões do Alentejo, Vinho Verde e Douro
 
Branco: Paulo Ruão, enólogo e responsável pela direção técnica da empresa Lavradores da Feitoria.
 
Porto: Manuel Lobo Vasconcelos, ligado à Quinta do Crasto e às regiões do Tejo e do Alentejo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...