‘La Rosa Reserva branco 2015’ na lista dos favoritos de Mark Squires




Primeiro o interesse e a curiosidade, depois a confirmação de que estamos perante um grande branco do Douro. Quem o diz é Mark Squires, reputado crítico da publicação Robert Parker - The Wine Advocate, que destacou o ‘La Rosa Reserva branco 2015’ ao atribuir-lhe 91 pontos. Encarregue pela avaliação dos vinhos portugueses, tece rasgados elogios à nova proposta da Quinta de la Rosa, afirmando tratar-se de um dos seus brancos de eleição, com entrada directa para sua lista de vinhos favoritos.

Esta distinção traduz a persistência e frescura que o ‘La Rosa Reserva branco 2015’. Mark Squires afirma que não estamos perante um vinho “gordo”, mas vivaz e com uma acidez equilibrada, que culmina de forma brilhante e envolvente. Um branco parcialmente (50%) envelhecido em barricas novas de carvalho francês, mas que é capaz de iludir o consumidor quanto à presença da própria madeira, uma característica que só está ao alcance de vinhos de elevada precisão. Perfeito para acompanhar refeições mais leves ou pratos de peixe, podendo ser consumido também como aperitivo.

A edição de 2015 do ‘La Rosa Reserva branco’ é o resultado de uma vindima difícil, num ano atípico para a região do Douro. O controlo e resistência da vinha ditaram o sucesso desta colheita e deste vinho, que tem na sua base a casta Viosinho (60%). Os restantes 40% são preenchidos por uvas provenientes de Vinhas Velhas, onde estão presentes castas como Rabigato, Códega de Larinho e Gouveio.


Comentários

Mensagens populares