João Rodrigues e Feitoria são os ‘Preferidos' da gastronomia em 2016




Foram ontem revelados os vencedores dos prémios “Mesa Marcada - Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos de 2016”, numa cerimónia que teve lugar no Espaço Gin Lovers Príncipe Real, no edifício Embaixada, em Lisboa.

Falava-se em surpresas, e as surpresas chegaram. João Rodrigues, do Feitoria Restaurante & Wine Bar, no Altis Belém Hotel & Spa, foi o grande vencedor da noite, ao conquistar os troféus principais ‘Chefe Preferido de 2016’ e ‘Restaurante Preferido de 2016’. José Avillez, do Belcanto e chefe número um desde a primeira edição dos prémios, com excepção de 2011, ficou em 2º lugar no ranking dos chefes e restaurantes. Henrique Sá Pessoa, do Alma, fechou o pódio dos dez chefes preferidos com o 3º lugar. Já o terceiro restaurante mais votado foi o Ocean, cuja cozinha está nas mãos do austríaco Hans Neuner.

Nesta 8ª edição dos prémios anuais do blogue Mesa Marcada, de Miguel Pires e Duarte Calvão, votaram 147 pessoas de Norte a Sul do país (incluindo Ilhas) ligadas ao meio gastronómico – entre chefes de cozinha, proprietários de restaurantes, jornalistas, bloggers, críticos e gastrónomos. Foi a votação mais concorrida de sempre desde que os galardões começaram a ser atribuídos, em 2009.

Numa noite inteiramente dedicada à cozinha nacional, ouviram-se aplausos nos momentos em que foram anunciados os melhores chefes e restaurantes, mas também quando se conheceram os vencedores das categorias ‘Prémio Especial Graham's Restaurante Novo do Ano’, ‘Chefe Revelação do Ano’, ‘Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano’ e ‘Mesa Diária’, prémio atribuído ao restaurante do dia a dia ou de preço moderado.

O Bairro do Avillez, aberto em agosto passado, venceu o ‘Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano’, enquanto o Loco, de Alexandre Silva, foi distinguido com o ‘Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano’. Já o prémio ‘Mesa Diária’ foi novamente entregue à Taberna da Rua das Flores, de André Magalhães. Pedro Pena Bastos, do Esporão, levou para casa o diploma de ‘Chefe Revelação do Ano’.

Comentários