Bairrada brilha nos ‘Prémios Especiais Paixão Pelo Vinho’


Bairrada


A Bairrada brilhou nos ‘Prémios Especiais Paixão Pelo Vinho’, a gala de celebração do 10.º aniversário da revista com o mesmo nome. As festividades começaram com os convidados a serem brindados com a gama completa de espumantes Baga@Bairrada. Entre espumantes, brancos, tintos e aguardentes foram 12 – num total de 47 – os néctares com o cunho da Bairrada a subiram ao palco para receber os diplomas de ‘Paixão Pelo Vinho Excelência 2016’ (consultar lista abaixo). O Casino da Figueira da Foz foi ainda palco da consagração da Adega de Cantanhede e do enólogo Osvaldo Amado.
 
A região bairradina mostrou, mais uma vez, toda a sua vitalidade e potencial. Para Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, “os prémios alcançados são uma mais-valia para a região. É este acumular de reconhecimento que nos faz crescer e nos permite ser uma referência para especialistas e consumidores. É gratificante sentir que estamos no caminho certo e que os vinhos da Bairrada estão já na ordem do dia [do sector].”.
 
Num país com muitas adegas cooperativas espalhadas por entre regiões que fazem do vinho a sua paixão, a Adega de Cantanhede soube destacar-se aos olhos da revista Paixão Pelo Vinho. A juntar aos quatro vinhos premiados – um dos quais, o ‘2221 Terroir Cantanhede’, criado em parceria com a Caves São João –, foi distinguida na categoria ‘Adega Cooperativa’. Detentora de variadíssimos prémios é exemplo de um associativismo concertado a favor da excelência dos seus vinhos e do desenvolvimento da região.  
 
Conhecedor e entusiasta da Bairrada, Osvaldo Amado sabe como ninguém o melhor que esta região pode dar aos seus vinhos. Um local que é uma referência não só na região, mas no país, e cujo trabalho foi agora reconhecido com o prémio ‘Enólogo de Mérito’. Como técnico da Adega de Cantanhede, Quinta do Encontro e Quinta dos Abibes viu serem premiados com ‘Excelência’ oito dos seus vinhos; oito em 12 vinhos da Bairrada (outros se seguirão, do Dão).
 
Comunicação no sector dos vinhos e gastronomia...

Comentários