Renovada Sala Ogival de Lisboa abre portas a visitantes nacionais e internacionais




José Diogo Albuquerque, Secretário de Estado da Agricultura, inaugurou a renovada Sala Ogival de Lisboa, no Terreiro do Paço. A sala de visitas e prova dos Vinhos de Portugal em Lisboa está vocacionada para atrair visitantes nacionais e internacionais e reforçar o conhecimento dos vinhos de Portugal.

Abrir mais o espaço à cidade e aos turistas foi o alvo primordial da renovação que procurou tornar o espaço mais acolhedor e funcional, proporcionando aos visitantes um ambiente mais convidativo à prova de vinhos, uma “Tasca sem ser tasca” nas palavras do autor do projeto.

Com uma aposta na promoção de um programa mais alargado com maior oferta de provas temáticas ao fim-de-semana, a renovada Sala Ogival estimulará o maior contacto entre o visitante e o vinho, ao mesmo tempo que uma vasta coleção de livros e revistas estarão ao dispor dos enófilos para assim melhor poderem conhecer o Portugal vinícola, as suas regiões e sua história.

O designer Eduardo Aires/White Studio, responsável pela reestruturação e renovação do espaço justifica que norteou a sua ação por três conceitos estruturantes: procurou criar um espaço como biblioteca, sem ser uma biblioteca, uma adega, sem ser adega e uma taberna, sem ser taberna.

Eduardo Aires explica “também foi nossa intenção, abrir todo este espaço ao exterior, com prolongamento da linguagem e do conceito, para as arcadas do Terreiro, unificando o que inicialmente propusemos.” “Nesta procura de um conceito muito forte, que amarrasse todo o projeto à portugalidade, a um gesto de autenticidade, nada mais fizemos, do que um criar condições para um convite permanente, caloroso, a entrar, usufruir, fruir e saborear o vinho português, com o devido rigor e a maior liberdade.” acrescenta.

O espaço de biblioteca da renovada Sala Ogival utilizou nos pavimentos e revestimentos derivados de cortiça oferecidos pela Corticeira Amorim simbolizando a forte ligação entre estes dois produtos a cortiça e o vinho

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal destaca “Convidamos o consumidor nacional a conhecer a Sala Ogival de Lisboa, um espaço premium para aprofundar o conhecimento dos vinhos, regiões e castas nacionais. Esta é a sala de visita dos vinhos nacionais em Lisboa aberta a todos os apreciadores de vinho português, onde lhes é dado a conhecer a diversidade do vinho português, ensinando-nos a descobrir, degustar e identificar variados aromas e sabores.”

Na Sala Ogival aos visitantes é ainda oferecida a possibilidade de compra de alguns dos vinhos disponíveis para prova, podendo ser adquiridos no local.

Comentários