terça-feira, 7 de julho de 2015

IVDP dá mais um passo para simplificar procedimentos junto dos viticultores do Douro


Com o Portal do Viticultor, a informação integrada sobre parcelas de vinha está à distância de um click para os viticultores da Região Demarcada do Douro (RDD). Esta plataforma resulta do trabalho e da aposta contínua que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P, (IVDP) faz no âmbito da modernização e simplificação administrativa. Reforçar a aproximação e a articulação permanente com os agentes económicos da RDD, neste caso concreto com a produção, é o objetivo.

No portal, o viticultor, através do acesso à sua área reservada, obtém e transmite toda informação relacionada com as parcelas de vinha, tendo em consideração a especificidade inerente às Denominações de Origem Porto e Douro. O processo torna-se assim mais célere e preciso uma vez que o Portal, através do Sistema de Informação Geográfica da Vinha da RDD (SIVRDD), permite a obtenção automática da pontuação de quatro fatores: localização, altitude, inclinação e exposição.   

Ao permitir a autodeclararão e a interoperabilidade, o Portal reflete a maturidade das instituições e dos agentes económicos da RDD, dando uma resposta rápida, diminuindo custos de contexto, garantindo objetividade e um enquadramento estável na articulação com os viticultores”, afirma o presidente do IVDP. “É dada prioridade e continuidade à inovação, à relação de confiança e à autorresponsabilização dos agentes económicos, fatores essenciais para potenciar o dinamismo que a RDD regista”, conclui Manuel de Novaes Cabral. 

O Portal do Viticultor surge depois da implementação do SIVRDD que, após uniformizar os critérios de medição das parcelas de vinha, estabilizou a área sobre a qual é calculado o benefício, situação de extrema importância na gestão da Denominação de Origem Porto.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...