quarta-feira, 22 de julho de 2015

Edição limitada Gin Hayman’s Family Reserve


Acaba de ser lançado o gin Hayman’s Family Reserve, uma edição limitada produzida em lotes de 5000 garrafas, cada uma delas numerada individualmente. Este gin é clássico, suave e equilibrado com sedutoras notas de especiarias e pimenta.

O Hayman’s Family Reserve reflete e recria o estilo de gin vendido nos ornamentados “Gin Palaces” – lojas de rua onde o gin era servido e comercializado - em Londres e outras cidades inglesas do século XIX. Estagiou durante três semanas em barricas usadas de uísque escocês, indo ao encontro da tradição da época em que o gin era servido diretamente do barril em vez de comercializado em garrafa, tradição que se manteve até meados do mesmo século. A madeira reflete e confere notas subtis de amadurecimento ao perfil único de Hayman’s Family Reserve.

O gin Hayman’s é uma bebida espirituosa 100% feita a partir de cereais puros, que, juntamente com uma mistura única de botânicos é destilada cinco vezes para obter um gin cristalino, complexo, intenso e equilibrado no final. A combinação dos 10 botânicos – zimbro, semente de coentro, noz-moscada, canela, casca de laranja e de limão, raiz de angélica e de lírio, cassia e alcaçuz resulta num destilado de grande carácter com equilíbrio perfeito entre doçura, acidez, salinidade e amargura.

O estilo Hayman’s Family Reserve tem notas dominantes de coentro e zimbro, diferindo do Hayman’s London Dry e do Hayman’s Old Tom onde a nota cítrica é mais predominante no nariz.

Notas de prova:

Nariz: Aromático com características notas de zimbro e coentro. Apontamentos suves de madeira.

Palato: Equilibrado e muito saboroso com a pimenta e especiarias dos botânicos dominantes a predominarem. Notas maduras e subtis da madeira.

Final: «Cheio» com um final muito equilibrado.

Botânicos utilizados: Zimbro, semente de coentro, casca de limão e de laranja, raiz de angélica, raiz de lírio, casca de cassia, canela, noz-moscada e alcaçuz.

Grau Alcoólico: 41,3% Vol.

Ainda sobre a Hayman’s

As origens de Hayman’s remontam a 1863 quando James Burrough, estudante de química comprou uma destilaria de gin. Lançou no mercado o gin Beefeater na década de 60 do mesmo século, tendo esta sido considerada uma das 60 bebidas medicinais. Este gin era um elemento chave durante a primeira era dos cocktails em 1880.

A companhia começou a exportar no início do séc. XIX. Depois da segunda grande guerra a empresa foi reestruturada sob a direção de Neville Hayman e em 1971, 2 milhões de caixas eram vendidas para 166 países.

Em 1987 a James Burrough PLC foi comprada pela empresa inglesa Whitbread PLC. A família Hayman está na 5.ª geração da tradição de destilar gin, sendo este o mais longo percurso de uma família em inglaterra na destilação de gin.

A Filosofia

Hayman’s London Gin é o culminar de 40 anos de experiência de Christopher Hayman na destilação de gin e reflete a crença de que o estilo tradicional é o que melhor incorpora o espírito do London Dry Gin, e que os elementos e o método de destilação influenciam o caráter do gin.

Christopher Hayman acredita que o consistente equilíbrio do zimbro, do coentro, da pele de laranja e do limão são vitais na manufactura do estilo clássico de London Dry Gin.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...