Vermute Real para o século XXI




É oficial. Já chegou a Portugal o La Quintinye Vermouth Royal. Num evento que contou com a presença de dois dos mais aclamados bartenders mundiais, o aguardado vermute premium foi lançado no mercado português, que se já se rende a esta novíssima tendência.
Mestres mundiais da mixologia, Phillip Duff e Jamie Walker revelaram a Lisboa, na passada segunda feira, o La Quintinye Vermouth Royal, a mais recente criação da EWG Spirits & Wine, reconhecido especialista na criação e inovação nos destilados premium.
Criado nas vinhas da Maison Villevert, em pleno coração da região francesa de Charente, o La Quintinye Vermouth Royal é um vermute elegante, delicado, de elevada qualidade e refinado sabor, que atrai um cada vez maior número de adeptos. Com uma identidade forte, o produto é, em si, uma homenagem à própria história do vermute, invento italiano do século XVI com propósitos medicinais. O La Quintinye Vermouth Royal é ainda um homenagem a Jean-Baptiste de La Quintinye, o botânico de Luís XIV, o Rei Sol. Nascido na região de Charente, no século XVI, La Quintinye foi nomeado para criar a famosa ‘Horta do Rei’ no palácio de Versailles. Passados quase quatro séculos a sua estátua de bronze continua a vigiar a grandiosa obra.
Numa homenagem ao seu carácter visionário, aos seus valores de excelência e paixão pela inovação, a EWG Spirits & Wine escolheu, para o rótulo, o retrato de La Quintinye frente aos seus jardins. Os adornos na garrafa remetem-nos ainda para as ilustrações dos frascos dos botânicos e revelam quais as plantas essência deste vermute: a artemísia, a flor de uva e as raízes de íris e angélica, plantas originárias de Charente.  
O La Quintinye Vermouth Royal é uma criação assinada pelo enólogo, master-blender e fundador da EWG Spirits & Wine, Jean-Sébastien Robicquet, que decidiu juntar duas bebidas criadas, curiosamente, no século XVI, o vermute e o Pineau des Charetes, um vinho fortificado feito a partir de mosto de uva e Cognac.
Em qualquer uma das três versões, La Quintinye Rouge, Blanc y Extra-Dry, a nova bebida premium tem na base 12 plantas e espécies, minuciosamente selecionadas pela sua pureza e propriedades aromáticas, e uma enorme dose de paixão, o ingrediente que a EWG Spirits & Wine acredita ser o segredo do sucesso.

COMPOSIÇÃO DO LA QUINTINYE VERMOUTH ROYAL
La Quintinye Vermouth Royal é uma combinação de Pineau de Charentes com vinhos brancos da região sudoeste da França, cuidadosamente selecionados por Jean-Sébastian Robicquet. Esta composição única é a base sobre a qual os plantas expressam as suas características únicas.
Enquanto as variedades La Quintinye Extra Dry e La Quintinye Blanc têm uma base de vinho Pineau de Charentes branco, La Quintinye Rouge é feito com Pineau de Charentes tinto, o que lhe confere uma cor de vermelho intenso de uma forma natural. La Quintinye é um vermute perfeitamente equilibrado graças à sua combinação de aromas de Pineau de Charentes que trazem corpo e intensidade às plantas.

A SUA GAMA DE PLANTAS
Os La Quintinye Rouge, Blanc Extra-Seco partilham uma base comum de 12 plantas e especiarias cuidadosamente selecionados pela sua pureza e propriedades aromáticas. Cada variedade é completada com uma seleção específica de plantas que as diferencia organoleticamente. O Quintinye Rouge é feita com 28 plantas e especiarias, La Quintinye Blanc com 18 e o Quintinye Extra-seco tem 27 plantas diferentes.

NOTAS DE PROVA
La Quintinye Rouge
Elaborado com uma selecção de 28 plantas e especiarias, juntamente com uma mistura de vinhos brancos e de Pineau des Charentes tinto.
Cor: Vermelho escuro com tons dourados; intensamente brilhante
Nariz: Equilibrado e poderoso, com tons licorosos, tons de ameixa e baunilha, e toques de chocolate e caramelo
Boca: Saboroso e intenso; em sabor residual aparecem tons de caramelo, baunilha queimada e especiarias quentes, que prolongam a persistência na boca

La Quintinye Extra Dry
Elaborado com uma selecção de 27 plantas e especiarias, juntamente com uma mistura de vinhos brancos e de Pineau des Charentes branco.
Cor: Dourado
Nariz: Floral, equilibrado com tons de especiarias e a mistura de toques licorosos e aromas anisados
Boca: Fresco e complexo, notam-se tons florais e cítricos que acompanham um final saboroso proporcionado pelo Pineau

La Quintinye Blanc
Elaborado com uma selecção de 18 plantas e especiarias, juntamente com uma mistura de vinhos brancos e de Pineau des Charentes branco.
Cor: Amarelo palhete com tons dourados
Nariz: Fresco e com tons de especiarias, com tons cítricos e notas balsâmicas e do Pineau
Boca: Delicado, com toques de frutas amarelas e aromas de pastelaria em sabor residual, que se fundem com as especiarias e um elegante toque amargo

La Quintinye Vermouth Royal é distribuído pela Global Premium Brands e está disponível em formato 75 cl e 37,5 cl com um preço aproximado de 19€ e de 14€.

Comentários

Mensagens populares