sábado, 23 de maio de 2015

Suécia no foco dos vinhos portugueses


Prova Anual dia 25 de Maio, segunda-feira, em Estocolmo, e diversas acções promovidas ao longo do mês para reforçar o conhecimento e a notoriedade dos vinhos nacionais neste relevante mercado.

Maio é mês estratégico da promoção dos Vinhos de Portugal na Suécia, estando a ViniPortugal a organizar diversas ações para promover o conhecimento dos vinhos portugueses e reforçar a sua notoriedade. Destaque para a Prova Anual, que será realizada no dia 25 de Maio, no Grand Hotel, no Winter Garden, em Estocolmo. A campanha de promoção dos vinhos portugueses foi iniciada no dia 3 de Maio com o apoio dos Vinhos de Portugal ao Swedishchampionship, que elegeu Johan Nilsson como o melhor sommelier do ano. Serão ainda realizadas formações de Nível II e III com a wine educator Marta Galamba, nos dias 26 e 27 Maio, em Estocolmo e  Malmo, e organizada uma semana dedicada a Portugal num restaurante de referência.

A Prova Anual dos Vinhos Portugueses contará com a participação de mais de 40 produtores. O programa da Prova é iniciado às 12h, com uma Master Class, dirigida a jornalistas, sommeliers e líderes de opinião. Das 14h às 17h será promovida a degustação de mais de  400 vinhos nacionais junto do trade e meios de comunicação social, e às 17h a prova será dirigida ao público consumidor.  A prova será um momento importante para o contacto dos produtores com importadores,  assim como com o trade, Monopólio, Wine Clubs e consumidores.

Neste mesmo dia será ainda realizada uma sessão com o enólogo Jorge Moreira direccionada para sommeliers convidados e vinskribenter no Grand Hotel , em Estocolmo. Nesta sessão Jorge Moreira demonstrará através da degustação de 11 vinhos a diversidade e o potencial de envelhecimento dos vinhos portugueses .

Nos dias seguintes à prova, dia 26 e 27 de Maio, a ViniPortugal reforçará a componente de Educação/formação com a organização de sessões de formação da Academia nivel II  e III  na escola de Estocolmo Restaurangakademien e na Escola Gustibus Wine&Spirit em Malmo , conduzidas pela wine educator Marta Galamba. As formações serão realizadas com o objectivo de promover o conhecimento de Portugal e dos vinhos nacionais. Os formandos serão guiados numa visita pelas várias regiões vinícolas, conhecendo os diferentes estilos de vinho. Serão degustados cerca de vinte vinhos. No final da Academia dos Vinhos de Portugal, os formandos serão avaliados com direito a diploma de nível Intermédio e Avançado.

A par serão organizadas promoções no restaurante sueco Hotellet (webb: http://hotelletsthlm.se), um espaço aconchegante na área luxuosa de Estocolmo. Apresenta uma cozinha moderna com as raízes na cozinha europeia, mas com influências de todo o mundo. O chefe apresentará uma sugestão de degustação associada à cozinha portuguesa e a lista contará com uma seção de vinhos portugueses. A semana portuguesa começará no dia 26 de Maio e prolonga-se até sábado, 30 de Maio .

No início do mês os vinhos de Portugal estiveram em destaque no “Swedish Sommelier Organisation”, na final da “Swedish Championship”. O Concurso de eleição do melhor “sommelier” do ano, na Suécia, que se posiciona como um dos mais prestigiados eventos para os profissionais de vinhos. Cerca de 300 profissionais marcam todos os anos presença neste evento realizado na Suécia. A ViniPortugal associou-se a este evento por este constituir uma oportunidade para apresentar a qualidade e diversidade dos Vinhos de Portugal a um público muito restrito de profissionais do sector, no mercado Sueco. A final "Swedish Championship" teve lugar em Estocolmo no Grand Hotel, no dia 3 de Maio de 2015.  Diversos vinhos nacionais foram servidos em exclusividade durante o jantar  de gala. Vinhos que foram seleccionados e apresentados pelo crítico de vinhos Rui Falcão

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...