Miguel Laffan apresenta Chicken All Around


Chicken All Around é o primeiro conceito de restauração “urbana” do chef Miguel Laffan e abriu no Mercado da Ribeira, em Lisboa, a sua primeira unidade. Pela sua localização, na zona dos chefs, o espaço tem o nome de Miguel Laffan e o frango é o elemento central do conceito, sendo o único espaço dedicado a esta carne do Mercado.

O frango está presente em todos os pratos de forma reinventada, despretensiosa mas simultaneamente,  com paladares arrojados, onde a criatividade transforma o simples frango assado numa proposta divertida e com temperos de todo o mundo, em saladas, sandes ou  simplesmente assado com acompanhamentos inusitados.

Tem sido uma experiência fantástica e enriquecedora, sair do enquadramento da cozinha de autor e trabalhar criativamente um produto tão tradicional como é o frango” afirma Miguel Laffan.

O espaço abriu ao público no final de Março, depois de Miguel Laffan ter entendido que existia uma lacuna na oferta de um produto tão consensual como o frango, num formato mais sério e criativo. Um alimento que todas as faixas etárias apreciam e tão equilibrado nutricionalmente, não estava a ser abordado de forma plena. Desafia-se, a si próprio, reinventar este produto e o “Chiken all around” é o resultado.

A equipa
Miguel Laffan é o chef consultor responsável criativo de todo o projeto, muito atento a todos os detalhes deste conceito, mas a cozinha no dia-a-dia está a cargo do chef João Oliveira. A equipa  total do espaço conta  com  16 pessoas.

Proposta gastronómica
Os frangos forma criteriosamente escolhidos e são unidades de aproximadamente 400g cada. A proposta gastronómica tem como peça central o assador: um forno especial aquecido com brasas que mantem a temperatura de assar no ponto certo de equilíbrio para obter uma carne na textura certa e bem suculenta. Mas aqui o simples Frango assado pode ter diversos temperos que se podem escolher no menu: as influências tailandesas da cozinha de Miguel Laffan estão presentes, com o Frango Thai, mas o menu permite viagens por países como a Argentina, com o Frango com molho Chimichurri ou, por exemplo, a Índia, com o frango Tandoori.  Na ementa também se podem escolher saladas compostas como a Salada Caeser, e sandes como a famosa Club Sandwish, para dar os exemplos mais clássicos da carta.

A localização e estilo de consumo do Mercado da Ribeira, onde surge o primeiro restaurante do conceito Chicken All Around foi tida em conta na definição do próprio menu: existem cinco variedades de Frango no Pão ideais para os quem está com pressa para almoçar, assim como a variedade de smoothies e de saladas direcionadas a clientes com preocupações saudáveis. Os petiscos, disponíveis a qualquer hora do dia, podem ser degustados com vinho a copo. Da paixão de Miguel Laffan por noodles surgiram quatro versões que se encontram no menu do Chicken All Around, uma com camarões a substituir o frango, como alternativa para quem está de “ligações cortadas” com o frango.

Comentários