quarta-feira, 27 de maio de 2015

ESSÊNCIA DO MINHO promove festival enogastronómico e convida especialistas internacionais


Um festival enogastronómico em Braga, uma wine party exclusiva em Guimarães e uma prova de vinhos com convidados internacionais, em Monção e em Melgaço, constituem a ESSÊNCIA DO MINHO, um projeto do Consórcio MINHO IN, que integra as Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alto Minho, Cávado e Ave. A programação detalhada será apresentada em Conferência de Imprensa na próxima quinta-feira, 28 de maio, em Ponte de Lima (edifício Villa Moraes), pelas 12h.

Na ocasião estarão presentes os três presidentes das CIM: José Maria Costa, presidente da CIM do Alto Minho, Manuel Baptista, presidente da CIM do Ave, e Ricardo Rio, presidente da CIM Cávado.

A programação da ESSÊNCIA DO MINHO contempla a realização do MINHO FESTIVAL, um festival enogastronómico que decorrerá no Mosteiro de Tibães, em Braga, de 5 a 7 de junho, com restaurantes, sessões de cozinha ao vivo, mercado de expositores e provas comentadas de vinhos do Minho.

Já em Guimarães, na noite de 13 de junho, no Paço dos Duques será promovida a MINHO WINE NIGHT, uma wine party com atuações de dj’s e muita animação, que se pretende afirmar como uma celebração dos vinhos do Minho, enquadrando-os num contexto de novos momentos de consumo e aproximação a novos públicos.

Mas, o primeiro momento da ESSÊNCIA DO MINHO é a prova MINHO WINE TASTING, que traz à região especialistas de sete nacionalidades: Brasil, Espanha, França, Holanda, Polónia, Suécia e, claro, Portugal. O conjunto de jornalistas e críticos de vinhos vai provar dezenas de amostras de produtores das áreas geográficas que integram os territórios de atuação das CIM do Alto Minho, Ave e Cávado, em sessões que decorrerão no Museu do Alvarinho, em Monção, e no Solar do Alvarinho, em Melgaço, nos dias 3 e 4 de junho, respetivamente.

A comitiva de especialistas já foi anunciada e será constituída pelos brasileiros Alexandre Lalas (crítico de vinhos no portal www.alexandralalas.com.br e colaborador da revista “Gula”) e Miguel Icassati (especialista em gastronomia e vinhos, revistas “Veja” e “Gosto”), o francês Eric Riewer (editor de vinhos do famoso guia “Gault Millau”), o polaco Pawel Bravo (crítico da revista “Magazyn Wino”), o sueco Fredrik Âkerman (especialista em vinhos que colabora com o projeto “Din Vinresa”), a holandesa Leonie Mooijekind(jornalista da revista “Jan Magazine”), e os portugueses Manuel Moreira (sommelier, formador e crítico de vinhos, colabora com as revistas “WINE” e “Escanção”), Rui Falcão (jornalista e crítico de vinhos, colabora com o suplemento “Fugas” do jornal “Público” e a revista “WINE”) e Nuno Guedes Vaz Pires (diretor da revista “WINE”).

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...