Carlos Ferreira distinguido nos prémios AHRESP 2015


Carlos Ferreira, um dos principais empresários da área de restauração do Canadá, foi distinguido na primeira edição dos prémios Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), na categoria “Portugueses lá fora”, a categoria galardoa portugueses que se destacaram no estrangeiro através de uma marca e/ou estabelecimento HORECA (canal que engloba hotéis + restauração + cafés). O empresário, verdadeiro embaixador da gastronomia portuguesa naquele país, é proprietário de três conceituados espaços de restauração: o Café Ferreira (fine dinning), Café Vasco da Gama  e Vasco da Gama aeroporto (no aeroporto Pierre Elliott Trudeau, ambos, com o conceito slowfood inteligente),  e a Taberna Portuguesa F (conceito de petiscos portugueses). Também na área do Catering, onde tem uma das principais empresas do ramo. Os restaurantes do Grupo Ferreira são verdadeiros casos de sucesso no panorama da restauração do Canadá e recebem, mensalmente, mais de nove mil clientes.

Carlos Ferreira considera que “este prémio tem uma enorme importância, reconhecendo o trabalho que tenho desenvolvido ao longo da minha carreira, e o esforço que faço diariamente para promover os fantásticos produtos e sabores portugueses. Espero que o meu exemplo possa servir de incentivo para que a restauração nacional tenha cada vez mais empenho em elevar os parâmetros de qualidade nesta área”.

O primeiro espaço, o Ferreira Café, aberto deste Abril de 1996, é um verdadeiro embaixador da gastronomia portuguesa, com grande destaque para os vinhos nacionais, no Canadá. Ao Ferreira Café, mas com um conceito diferente mais descontraído mas com grandes influencias Portuguesas, junta-se o Vasco da Gama Café aberto ao público em 2004. Finalmente, com o objectivo de apresentar os sabores nacionais de uma forma mais irreverente e num local completamente dedicado às artes, na Place des Arts surge o terceiro espaço do empresário, a Taberna F, em 2010.

Além de profissional da área de restauração, Carlos Ferreira é importador de várias marcas das mais emblemáticas de vinhos portugueses no Quebec. Marcas como Niepoort, CARM, Quinta do Crasto, Quinta do Vallado e Vale de Meão destacam-se nas cartas de vinho dos restaurantes do Grupo Ferreira. A sua paixão pelos vinhos portugueses levou-o, recentemente, a desenvolver o seu próprio vinho, o  ‘F’, que se apresenta num Branco, um Branco Reserva, um Rosé e num Tinto Reserva, produzido pela CARM – Casa Agrícola Roboredo Madeira, da região do Douro Superior. Para o seu espumante, Carlos Ferreira seleccionou o produtor Campo Largo, da região da Bairrada.

A primeira edição dos Prémios da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) realizou-se ontem, em Lisboa, e distinguiu os melhores no setor da Restauração e da Hotelaria em Portugal, em dez categorias diferentes: Conceito Marca, Entidade Regional de Turismo, Portugueses Lá Fora, Programa de Divulgação de Oferta Turística, Produto ou Serviço do Ano / Parceiro do Ano, Jovem Empresário / Empreendedor do Ano, Sustentabilidade Ambiental, Projecto de Solidariedade, Contributo para Defesa da Gastronomia como Património Nacional  e Personalidade do Ano.

Comentários