1º Jantar Vínico Quinta dos Plátanos une culturas




A tipicidade italiana do Il Matriciano, com a sua cultura gastronómica e a alma lusa dos vinhos de castas nacionais Quinta dos Plátanos, complementados com o clássico Moscatel de Setúbal Joaquim Arnaud, vão unir-se num jantar vínico, o primeiro da Quinta dos Plátanos, quarta-feira – 27 de Maio.

A Quinta dos Plátanos, casa agrícola sita em Merceana, concelho de Alenquer, inserida numa região desde sempre vitivinícola, conta como uma das suas principais actividades a vinicultura que, desde a década de 60, se denota com os seus vinhos de qualidade denominados “Quinta dos Plátanos” e “Plátanos”.
Além da sua riqueza vínica é um espaço cheio de história, constituída pela casa de habitação, que remonta ao séc. XVII, adega, cavalariças, cocheiras (que servem actualmente como sala de provas, apresentação de vinhos, reuniões e actividades turísticas), capela e outras dependências; em que algumas das antigas casas do pessoal de trabalho da Quinta têm sido restauradas em casas de campo destinadas ao Turismo Rural.
O restaurante mais italiano de Portugal Il Matriciano, sito na Rua de S. Bento, 107 (mesmo em frente à Assembleia da Républica), de ambiente acolhedor e familiar, com um atendimento atenciosíssimo (em italiano, vero), que apresenta uma culinária simples, saborosa e irrepreensivel a cargo do Chef Maurizio Traina, vê-se como o local ideal para casar duas culturas e deleites europeus.

Para este jantar único, foram seleccionados pratos onde se saboreiam numa comida despretensiosa as origens italianas, se valorizam harmoniozamante e sobressaem as caracteristicas dos vinhos de raízes lusitanas Quinta dos Plátanos e Moscatel de Setúbal Joaquim Arnaud. Sendo a ementa:

Benvenuto / boas-vindas
Arrosticini [ Espetadinhas de carne de borrego]
Vinho: Quinta dos Plátanos Tinto 2010

Antispati / Entradas
Mozzarella di búfala con prosciutto di Parma [Mozzarella com Presunto de Parma]
Melazane alla Parmiggiana [Beringela com queijo parmesão, mozzarella e molho de tomate]
Vinho: Quinta dos Plátanos Branco 2013

Primi Piatti / Primeiros Pratos
Tagliatelle al Tartufo [Tagliatelle com trufas]
Risotto con noci, taleggio e pere [Risotto com nozes, queijo taleggio e pêra]
Vinho: Plátanos Arinto 2013 e Plátanos X 2013 (ainda não lançado)

Secondo Piatto / Segundo Prato
Genovese [Lombo de porco estufado com puré de batata]
Vinho: Plátanos Tou Noir 2010 

Dolci / Sobremesas
Tiramisu
Crostate artigianali di ricotta e cioccolato [Tarte ao modo artesanal com creme/recheio de Ricotta e Chocolate]
Vinho: Moscatel de Setúbal 2012 Joaquim Arnaud

Bevande / Bebidas
Acqua [Água]
Caffè [Café]

Comentários

Mensagens populares