"Quintas com Vinho"





De 16 de Abril a 14 de Maio, todas as quintas-feiras são para conversar sobre o vinho e a vida. Das 18.00 às 20.00 horas, a esplanada da Vinharia, no número 18 da Rua de São Paulo, torna-se palco de diálogos sobre o vinho e a sua relação com a história, arte, música, literatura e saúde. Entre os oradores figuram enólogos como Carlos Lucas, Paulo Coutinho e Jorge Rosa Santos, os críticos Fernando Melo e António Falcão, o escritor Francisco José Viegas e o cantor Carlos Alberto Moniz, entre tantos outros.

O evento é uma iniciativa da Vinharia, a mais recente proposta da Mainside, empresa promotora de projetos como a Lx Factory, Pensão Amor e Casa de Pasto, entre outros. Inspirada nos antigos armazéns de vinho do século XIX, a Vinharia é sinónimo de acesso a vinhos de qualidade a um preço justo. Diretamente comprado aos produtores, o vinho aqui é conservado como se ainda estivesse na adega, o que permite assegurar as condições ideais para um consumo imediato. Para acompanhar o vinho, vendido a copo ou granel, existem apontamentos gastronómicos de inspiração portuguesa, com assinatura do chef Diogo Noronha.

A participação no “Quintas com Vinho” é livre. Entre provas de vinho, a prova de que um brinde de conversas, aparentemente improváveis, resulta num novo olhar sobre o néctar que ajudou a escrever a história da humanidade. 


Agenda 

16 de Abril - História 

O Cais do Sodré serve de mote para uma conversa sobre história e vinho. O historiador José Sarmento Matos e o enólogo Carlos Lucas, criador do lote de vinho do Dão atualmente disponível na Vinharia, juntam-se num debate moderado pelo crítico Fernando Melo.


23 de Abril - Arte 

Desde sempre o vinho e a vinha foram motivos para a arte. Por isso, juntamos artistas ao enólogo Paulo Coutinho, autor do vinho do Douro existente na Vinharia, para uma conversa, moderada pela jornalista do Observador Ana Marques, sobre o êxtase delirante da embriaguez e a alucinação que inspira à criação artística. 


30 de Abril - Música

O popular fado vadio, que enchia as tabernas, e as novas leituras que o vinho tem na música juntam Nuno Miguel Guedes, perito em fado, e o conhecido cantor Carlos Alberto Moniz, que acaba de editar um álbum totalmente dedicado aos diversos vinhos de Portugal. 


7 de Maio - Literatura

De Hipócrates a Pessoa, de Cervantes a Dostoiévski todos se renderam à inspiração do vinho. E atualmente, qual a relação entre os livros e o vinho? A conversa junta o escritor Francisco José Viegas, o crítico de vinhos, António Falcão, e José Pinho, o promotor da Livraria Ler Devagar.


14 de Maio - Saúde 

É indiscutível que, bebido com moderação, o vinho traz alegria e saúde. Num encontro entre a nutricionista Patrícia Soares e o enólogo Jorge Rosa Santos o resultado só pode ser uma reveladora conversa sobre os benefícios do vinho, sobretudo o biológico.

Comentários

Roger Mor disse…
A Vinharia fica Rua de São Paulo, n.º 18, junto à Rua Rosa. Entrada Livre. Cá vos esperamos