Estrelas Michelin rendidos ao Queijo Serra da Estrela



Seis Chefs, entre os quais se encontram três reconhecidos com Estrelas Michelin, irão criar show cooking inédito e elegante com o objectivo de promover e valorizar o Queijo Serra da Estrela DOP. O evento "Queijo Serra da Estrela à Chef", que já vai na sua segunda edição, irá decorrer no hotel Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, no próximo dia 18 de Abril.

O desfile gastronómico estará a cargo de Albano Lourenço, chef residente da Quinta das Lágrimas (Coimbra), Francisco Siopa, que após experiência em Londres abriu o seu próprio espaço de pastelaria em Cascais, João Rodrigues, com uma Estrela Michelin no Feitoria em Lisboa, Ljubomir Stanisic, conhecido pelos seus espaços 100 Maneiras na capital, Miguel Laffan, reconhecido desde há dois anos com Estrela Michelin pelo seu trabalho no L´AND Vineyards em Montemor-o-Novo, e Vincent Farges, chef francês da Fortaleza do Guincho (1 estrela Michelin). Já o sommelier Rodolfo Tristão apresentará os vinhos do Dão, que irão casar com os pratos preparados pelos Chefs.

O show cooking será composto por um amusebouche, para encetar a refeição, duas entradas, dois pratos - um de peixe e outro de carne - uma sobremesa e ainda uma pequena surpresa preparada pelo chef pasteleiro Francisco Siopa ao café. O elemento comum a todas as criações dos Chefs será o Queijo Serra da Estrela certificado. No conjunto, teremos um menu de degustação elegante, que irá servir de pano de fundo a um debate sobre a revalorização do Queijo Serra da Estrela DOP, autêntico desde o século I.

O evento, organizado pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, pretende sensibilizar o consumidor final para a importância da certificação do Queijo Serra da Estrela, única garantia da genuinidade do produto. A iniciativa irá ainda alertar para o facto de o Queijo Serra da Estrela só poder ser produzido na sua área geográfica, com leite de ovelhas da raça Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, que pastam e que dormem nesta região.

“Sabemos que a preservação do Queijo Serra da Estrela está em risco. Colocando este produto tradicional nas mãos dos melhores Chefs, estamos a chamar a atenção para o potencial económico do Queijo Serra da Estrela e a alertar entidades públicas e privadas, e o próprio consumidor, para a exclusividade daquilo que se faz nesta região. Fico muito satisfeito por perceber que este evento está a envolver toda uma comunidade de produtores e especialistas que também partilham desta nossa preocupação”, defende José Morgado Ribeiro, Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

A show cooking irá ser seguida por um painel de debate que terá o mote "Quejo Serra da Estrela: Da produção à mesa" e contará com a presença de representantes do sector e especialistas. O dia termina com uma sessão de prova-cega de Queijo Serra da Estrela promovida pelos produtores locais, acompanhada por vinhos da região.

Local: Hotel Casa da Ínsua, Penalva do Castelo
Data: 18 de Abril de 20145

Comentários

Mensagens populares